Audiência pública discutiu Plano Safra para a piscicultura e aquicultura

A cadeia produtiva da piscicultura no Rio Grande do Sul e o Plano Safra para o setor foram os temas da audiência pública promovida pela Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular nesta segunda-feira (8). Segundo o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Sul, Gilmar Coelho, o governo federal está disponibilizando mais de R$ 4 bilhões, através de linhas de crédito, para a implementação de cadeias produtivas de piscicultura e aquicultura. Estamos incentivando as iniciativas de desenvolvimento e pesquisa desde a produção até a comercialização, para aumentar o consumo do pescado no país, esclarece. No Rio Grande do Sul, já tivemos cerca de R$ 1 milhão acessado pelo plano, completa.
O crédito se destina aos micro, pequenos, médios e grandes produtores de pescado, e, também, ao agricultor familiar. Há, ainda, uma linha de crédito específica para os jovens piscicultores. De acordo com o deputado Carlos Gomes (PRB), proponente da audiência, o objetivo é divulgar o plano para as entidades e produtores interessados e estimular a produção pesqueira. “A Comissão quer divulgar o Plano Safra para que o estado se destaque na piscicultura, acessando os recursos e barateando os custos da produção de pescado”, destaca. Segundo a deputada Elisabete Felice (PSDB), que também esteve na audiência, a comissão tem interesse em buscar subsídios para incrementar o Plano Safra e discutir sua base de financiamento.
Estímulo ao desenvolvimento de projetosO debate contou com as contribuições de representantes da federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, do Banco do Brasil e da Emater, entre outras entidades. Segundo o gerente de Mercado de Agronegócio do Banco do Brasil, João Paulo Comerlato, o estado não tem tido problemas de recursos. “A dificuldade não é crédito, mas ter bons projetos para acessá-lo”, ressaltou. O técnico da Emater, Henrique Bartels, garantiu que a instituição está auxiliando na elaboração de projetos e preparando piscicultores para a abertura de novos viveiros.
Por parte do governo estadual, o diretor de Piscicultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo comentou que há recursos no Orçamento do Estado para a construção de 716 tanques destinados a assentamentos, comunidades quilombolas e agricultoras familiares. A Federação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) também se prepara para colaborar com a revitalização do setor, conforme o diretor técnico João Pellegrini. “Pretendemos colocar em funcionamento dois centros de pesquisa para alavancar a piscicultura no estado”, ressaltou.
O deputado João Fischer (PP) também participou da audiência pública, realizada no Espaço da Convergência da Assembleia.
 
Fonte:Aline Adolphs

Comentários