Australianos conhecem o trabalho da Emater/RS-Ascar com os queijos colonial e serrano

Equipe do Programa Chesse Slices gravou reportagens
 em Vacaria e São José dos Ausentes
 foto: Jaime Ries - Emater/RS-Ascar
O interesse pelos diferentes tipos de queijos artesanais produzidos no mundo trouxe ao Brasil uma equipe do programa de TV australiano Cheese Slices (Fatias de Queijo), comandado por Will Studd, um dos maiores especialistas mundiais no assunto. A série de TV internacional, transmitida para 22 países, busca revelar as características peculiares, origem, história, modo de fabricação, sabor, textura e aroma de cada tipo de queijo.

A equipe, que percorre o mundo fazendo reportagens sobre queijos de leite cru, esteve em Vacaria, na última terça-feira (23/04). Acompanhados por técnicos da Emater/RS-Ascar e da ONG SerTãoBras, eles gravaram reportagem sobre o queijo colonial, na propriedade do produtor Aurélio Dalaio.

O produtor aprendeu a fazer o queijo colonial através de um curso realizado pela Emater/RS-Ascar na comunidade. A produção, que começou pequena, em casa, foi crescendo e Dalaio construiu a queijaria e hoje já planeja a ampliação. Atualmente, a família produz cerca de 60 kg de queijo colonial por dia. O produto tem inspeção municipal e é comercializado em Vacaria.

A equipe de TV também esteve em São José dos Ausentes, na quarta-feira (24/04), na propriedade de Antônio e Maria Lopes, filmando a produção de um queijo que é exclusivo da região dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Catarinense e é produzido há mais de 200 anos: o queijo artesanal serrano.

Na família Lopes a receita e o modo de fabricação foram passados de geração em geração. Após provar a iguaria, Will Studd disse que o queijo serrano é o mais autêntico e saboroso que ele conheceu no Brasil.

Apesar de usarem os mesmos ingredientes, os queijos colonial e serrano diferem no processo de fabricação e têm características peculiares, sendo que o serrano possui aroma e sabor mais acentuados e uma textura mais amanteigada, caraterísticas que se acentuam com o processo de maturação.

Atraída pelas paisagens e cultura da região, a equipe resolveu estender a visita a São José dos Ausentes até esta quinta-feira, para poder conhecer melhor o município.

Além do RS, o Cheese Slices acompanhou a produção de queijo na Serra da Canastra, em Minas Gerais e, em São Paulo, visitará prestigiados chefs de cozinhas que utilizam queijos de leite cru, além de pontos de venda do produto.

Os queijos artesanais do Brasil farão parte da nova série de episódios do Cheese Slices (
http://cheeseslices.com) que vai ao ar no próximo ano, mostrando produtos de outros sete países. O programa já foi assistido por 35 milhões de espectadores e traduzido para 11 línguas.

Quem é Will Studd?
 Will Studd trabalha como especialista em queijos há mais de três décadas. Depois de estabelecer uma delicatessen no centro de Londres na década de 1970, mudou-se para a Austrália em 1981. Ali, onde trabalhou para promover uma maior compreensão do que é um bom queijo, assim como defendeu a causa dos queijos produzidos com leite cru, ameaçados pelas normas sanitárias.

O primeiro livro de Studd, Chalk and Cheese (Giz e Queijo), foi publicado em 1999 e ganhou uma série de grandes prêmios internacionais. Ele se tornou muito procurado por aficionados no assunto. Em 2002, o governo francês premiou Studd com a ordem de Mérito Agrícola por sua defesa do queijo de leite cru tradicional. Desde 2004, a série de TV Cheese Slices foca em queijos artesanais pelo mundo.

Comentários