Banda Santa Cecília: 100 anos de alegria, união e sacrifício


Abrelino Vazzata recontou a história da entidade

“Espírito de iniciativa, de união, a alegria da festa, da musica, a cultura e sacrifício”, com esses valores o Bispo Emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moreto, em seu discurso na cerimônia em homenagem aos 100 anos da Banda Santa Cecília, na noite de sexta-feira, 12.04, resume a história da entidade, fundada em 1913 pelos imigrantes, estabelecidos, na época, no pequeno vilarejo, e hoje município, de Nova Pádua.
Familiares dos 21 músicos que a  compõe, autoridades e ex-integrantes  prestigiaram com muita alegria o evento festivo no Restaurante do Belvedere Sonda.  O professor e historiador, Abrelino Vazzata, reviveu a história, contou um pouco de como a entidade surgiu, nomeou fundadores, maestros, presidentes e integrantes, que durante essas 10 décadas se doaram e “alegraram festas religiosas e civis de Nova Pádua”.
A recordação também fez parte do discurso do Prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi, que relembrou familiares componentes da entidade, a doação deles a esta e relembrou que ele também faz  parte dessa história. “De forma singela homenageamos as fundadores, aos que ajudaram para que ela chegasse até aqui e aos que hoje são a Banda Santa Cecília”.
O prefeito  de Flores da Cunha,  Lídio Scortegna, definiu a entidade  sendo de suma importância para a manutenção de  uma sociedade. “A banda representa e faz parte da história de três municípios e superou várias  gerações. Ela deu uma demonstração de alegria e vida. Onze anos ela pertenceu a Caxias do Sul, 68 anos a Flores da Cunha e 21 anos a Nova Pádua. Hoje tivemos uma lição  de cidadania, de história e demonstração que é possível construir os valores.”
Deputada  Estadual Zilá Breitenbach, no ato representando a  Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, lamentou que em seu município, Três Passos (RS), não tenha uma banda de música. “A musica faz com que tenhamos uma formação cultural, mais generosidade no coração e nos ajuda a construir uma comunidade. A banda é um pouco de cada município, da região, mas eu diria que ela é um pouco do Rio Grande do Sul”.
O evento que iniciou as comemorações dos 100 aos da Banda Santa Cecília, teve a apresentação do hino do centenário,  o corte do bolo e coquetel para os convidados e  contou com a presença do Coral Nova Trento.
Comemorações seguem na semana
As comemorações do centenário seguem na semana com apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS e da Banda Santa Cecília, na quinta-feira, 18 de abril, às 20h, na Igreja Matriz de Nova Pádua. No sábado, 20 de abril,  a Câmara dos Vereadores realizará sessão Solene na Igreja Matriz em Homenagem a entidade às 18h.  No domingo, 21 de abril, homenagens aos 100 anos de história da Banda Santa Cecília, com missa às 9h na Igreja Matriz e às 12h almoço na Comunidade do Travessão Curuzu. Com ingresso a venda na comunidade.


Comentários