Em Israel, governador anuncia compra de kits de irrigação para inclusão social e produtiva

O Rio Grande do Sul deve comprar dois mil kits de irrigação israelenses para pequenas propriedades. O anúncio foi feito pelo governador Tarso Genro, que está em Israel, em comitiva ao Oriente Médio. Na segunda parte da Missão, que vai até quinta-feira, dia 2 de maio, a irrigação é o tema em destaque. “Este equipamento, que exige baixo investimento, é dirigido às políticas públicas de inclusão social e produtiva através do Brasil Sem Miséria e do RS Mais Igual e devem atender a centenas de famílias gaúchas que vivem em situação de pobreza extrema no meio rural”, destaca o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, que integra a comitiva.
 
Além de comprar o equipamento, o governo quer atrair empresa para o RS, como a Netafim, empresa líder mundial em irrigação por gotejamento, e a Naandanjain, especializada em equipamentos de irrigação localizada. “Buscamos garantir a introdução dessas tecnologias altamente avançadas para agricultores de baixa renda, dando condições objetivas para que incorporem essa tecnologia e, portanto, para se desenvolverem efetivamente”, antecipou De David, ao afirmar que “a tecnologia deve estar à disposição de todos os agricultores”.
 
Nesta segunda-feira (29/4), Lino De David acompanhou rodada de negociação entres empresários israelenses e brasileiros, na tentativa de construção de agendas em comum. O dirigente destaca a parceria com o Instituto Galilee (Instituto de Pesquisa e Treinamento em Agricultura e Meio Ambiente), onde dois técnicos da Emater/RS-Ascar fizeram curso de irrigação. “Vamos montar um curso para qualificação em irrigação, com intercâmbio entre técnicos, cuja parceria será formatada no nosso retorno da Missão”, disse.
 
OLIVEIRAS E PEIXES EM CATIVEIRO
A visita ao território palestino na Cisjordânia, no domingo (28/4), terminou com um acordo para cooperação para o plantio de oliveiras na Metade Sul, onde há 600 hectares plantados para a produção de azeitonas.
 
Na Palestina, a experiência na olivicultura e sua vinculação direta com a agricultura familiar é milenar. Somente na Cisjordânia, 80% das áreas cultiváveis têm produção de oliva em maior ou menor escala. "Podemos trocar as nossas experiências na área do cooperativismo e o nosso acúmulo técnico, através da Emater, além de discutir a possibilidade da comercialização do azeite de oliva nos supermercados do RS", disse o governador Tarso Genro.
 
De acordo com De David, dois protocolos foram assinados na tarde desta segunda-feira (29/4), sendo um com o Ministério da Agricultura da Palestina, que prevê o intercâmbio técnico entre os países, possibilitando a pesquisa e o acompanhamento técnico de mais de 30 variedades de oliveiras produzidas na Palestina. “Numa parceria entre Emater e Fepagro, vamos avaliar o comportamento das variedades na zona Sul do Estado”, antecipou o presidente, ao citar que, neste mesmo protocolo de cooperação técnica, foi formalizada parceria de intercâmbio na área da piscicultura, para criação de peixes em cativeiro. “Os mesmos objetivos e termos de cooperação estão contemplados no segundo protocolo, firmado entre o Governo do Estado e a União dos Agricultores Palestinos, que congrega 11 mil associados”, destacou De David.
 
Ainda na Palestina, nos arredores de Jerusalém, o governador visitou um assentamento, onde 22 mil pessoas vivem em condições precárias e rodeadas por muros, como uma prisão a céu aberto, e anunciou a doação de 11,5 mil toneladas de arroz gaúcho pelo governo brasileiro. Esse arroz vai chegar à Palestina através do programa mundial de alimentação da Organização das Nações Unidas.
 
Para os próximos dias, estão previstas visitas a empresas e institutos, como a BioBee (especializada em sistemas biológicos e controle de pragas), a Ginegar/Polysack (malhas térmicas e uma variedade de telas que promovem soluções tanto para proteção vegetal como para controle de sombra e do espectro de luz), a Kaiima (melhoramento genético de sementes), o Volcani Center (Instituto de solo, água e meio ambiente), e o Galilee (Instituto de Pesquisa e Treinamento em Agricultura e Meio Ambiente).
A missão faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar a participação do Rio Grande do Sul no cenário internacional. Em Israel, a comitiva é formada por 71 pessoas. São 19 integrantes do Executivo e cinco do Legislativo. Há também 25 empresários e nove entidades participando da missão em busca de parcerias. A comitiva passará ainda por Tel-Aviv, Haifa e Jerusalém.
 
Na Palestina, acompanharam a comitiva os secretários Ivar Pavan e Mauro Knijnik; o embaixador Paulo França; o presidente da Emater/RS, Lino De David; os deputados estaduais Aldacir Oliboni, Gilmar Sossella, Marisa Formolo, Miki Breier e Raul Carrion; e os prefeitos Dudu Colombo (Bagé), Eloi Poltronieri (Vacaria) e Glauber Rodrigues (Santana do Livramento), que assinaram acordos de cooperação nas áreas de olivicultura e biogás.
 
Fonte: EMATER/RS

Comentários