Fetag conquista semente transgênica no Troca-troca de Milho

O Conselho do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Empreendimentos Rurais (Feaper) aprovou hoje (23) por 11 a 3 a inclusão de sementes geneticamente modificadas de milho no Programa Troca-troca do governo do Estado. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR. O presidente da Fetag, Elton Weber, comemorou a inclusão das sementes geneticamente modificadas, pois atende ao pleito da pauta do Grito da Terra Brasil entregue ontem (22) ao governador Tarso Genro. Ele enfatiza que a conquista é fruto também da mobilização dos agricultores familiares no 3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste realizado na última sexta, dia 19 em Santo Ângelo.
Weber considera a decisão do Conselho do Feaper uma correção de um equívoco ocorrida no programa na safra 2012/2013. “O governo, através das secretarias que integram o conselho, se convenceu da importância do programa para a política desenvolvida pelo governo gaúcho, no sentido de tornar o RS autossuficiente na produção do grão. Além disso, o programa é responsável por mais de 30% da área plantada de milho no Estado”, justifica.
O conselho também aprovou a manutenção do percentual de 28% de subsídio do governo para o programa na safra 2013/2014. Os formulários para pedidos de sementes devem estar à disposição das entidades até sexta-feira, 26. O Programa Troca-troca atende hoje 200 mil agricultores familiares no Rio Grande do Sul, que recebem até três sacas de 20 quilos, com subsídio do governo.
 
Fonte: Fetag

Comentários