Indústria vai reduzir preço de equipamentos para o programa Mais Leite de Qualidade

Empresas participaram de reunião com Câmara
Setorial do Leite na Secretaria da Agricultura
A indústria fabricante de resfriadores por expansão e ordenhadeiras que participarão do programa Mais Leite de Qualidade, do Governo do Estado, concordaram em reduzir, no mínimo, em 10% por cento o valor dos equipamentos que vierem a ser comercializados.

A decisão foi comunicada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (15) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, organizada pela coordenação técnica da Câmara Setorial do Leite.

Para confirmar sua participação, o fabricante deverá assinar um termo de adesão, o que deve ocorrer em evento marcado para o mês de maio, em Lajeado, no Dia do Leite. A condição para adesão é de que a empresa tenha certificação ISSO 9.000 ou um certificado de qualidade da Universidade de Passo Fundo.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou a atitude das empresas. "A indústria sinaliza, claramente, que está comprometida com o desenvolvimento da atividade agropastoril e, desta forma, com o fortalecimento da economia gaúcha, o que é uma atitude elogiável", comentou Mainardi.

Segundo o coordenador técnico da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha, quem aderir à linha de financiamento do Pronaf terá, no período de 10 anos, três anos de carência, sendo que a última parcela será subvencionada pelo Estado e para os produtores sem acesso ao crédito (condição a ser comprovada pelos conselhos agropecuários municipais), haverá 50% de subvenção. O restante do valor deverá ser pago pelas cooperativas.

No Rio Grande do Sul, cerca de 90% dos municípios são produtores de leite. "Levando em consideração esse fator, agregado à qualidade e o bom preço, duplicaremos a produção no período de 10 anos, declarou Cunha.

Estiveram presentes representantes da Secretaria da Agricultura, Tecnoinox, Bellinox, Plurinox, Agroway, Sulinox e Fockink.

Fonte: Redação Secom Governo do Estado

Comentários