Secretaria Estadual reformula Unidade de Defesa Agropecuária em Quaraí

Quaraí é o 11º município do Rio Grande do Sul a receber a remodelação das instalações da Unidade de Defesa Agropecuária. A ação faz parte do projeto do Governo do Estado de modernizar e padronizar o atendimento em todas 248 unidades sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O ato de entrega ocorreu nesta segunda-feira, 1° de abril, em solenidade coordenada pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. 

Mainardi disse que a revitalização das inspetorias foi uma determinação do governador Tarso Genro. "Estarei em todas as inspetorias de um total de 248 que serão remodeladas e entregues aos servidores para atender de maneira adequada aos criadores e produtores gaúchos. Os governos locais têm cada vez mais importância, juntamente com o Governo do Estado, mas quem faz a vida real é o município". 

Como forma de gerar mais renda aos produtores, Mainardi destacou a necessidade de diversificação de atividades. "Precisamos trabalhar mais para sermos mais produtivos. Temos no município uma área de 11.280 hectares de arroz plantado. É necessário trabalhar a rotação de culturas e implantar um conjunto de medidas para que o produtor faça a diversificação de culturas". 

O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, lembrou da importância do trabalho realizado pelo governo no município. "Nada mais justo que os funcionários tenham um ambiente adequado para atender a população. A aposta do Governo do Estado na agropecuária é permanente, o Programa Mais Água, Mais Renda é uma prova disso".

Seminário 
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio também promoveu, nesta segunda-feira (1º), no município, o Seminário Regional de Irrigação do Programa Mais Água, Mais Renda. Mainardi destacou no encontro a necessidade de diversificação de culturas como forma de agregar renda ao meio rural. 

Para um público formado por produtores e técnicos que atuam no setor agrícola, bem como por lideranças locais, o secretário da Agricultura ressaltou que a rotação de culturas, além de eliminar a dependência do produtor de uma única fonte de renda, também diminui a possibilidade de perdas significativas. "Estamos trabalhando, em sentido geral, para que os produtores passem a utilizar a diversificação nas lavouras aliada à irrigação", explicou.

Comentários