Comitiva da Serra mobilizada pela pavimentação de estradas próximas a Antônio Prado

Foto: Divulgação
Uma comitiva dos municípios de Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Vila Flores visitou a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Secdes) na manhã desta terça-feira (18/06) empenhada em garantir prazo para a  elaboração dos Projetos Finais de Engenharia estimados em R$ 1,5 milhão para asfaltamento de 47 Km das estradas que ligam estes municípios.
Os projetos a serem formulados pelo DAER, prevêem pavimentação de 14 km na ERS-437, trecho Antônio Prado até a entrada da ERS-448, e da rodovia ERS-448, trecho na entrada da ERS-437 - Nova Roma do Sul, com extensão de 8 km. O outro trecho está localizado na ERS-437, entrada da BRS 470 (Vila Flores) – entrada ERS-448 (para Nova Roma do Sul), com extensão de 25 km.

Diálogo direto e transparente
            “O movimento denominado ‘Asfalto Já’, surgido em 2009,  foi retomado pela importância destas estradas para a região”, informou o prefeito de Antônio Prado, Nilson Camatti, que solicitou a agenda e entregou ofício com o pedido.  Ele aproveitou para agradecer o Governo do Estado pelo fim do pedágio de Farroupilha e a redução das tarifas na praça de Flores da Cunha, agora administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias.
            O chefe de Gabinete da Secdes, Zelmute Marten, recebeu o grupo e informou que será realizado um Diálogos CDES-RS entre julho e agosto para ouvir as diferentes reivindicações dessas comunidades, com a presença de órgãos de governo, como a Seinfra e o Daer. “O Governo está comprometido em atender aos pleitos de maneira coerente, de modo que os anúncios ao serem feitos sejam seguidos do início do projeto ou da obra. Muitas vezes obras são assumidas sem dinheiro para fazer. O Executivo quer uma relação repactuada a partir da confiança e transparência”, observou Marten.
            Ele informou ainda que o governador Tarso Genro irá pessoalmente à região para detalhar o cronograma de obras do Crema Serra para manutenção de cerca de 200 quilômetros de malha viária.
            O prefeito de Nova Roma do Sul, Marino Testolin, observou que estas estradas têm muita importância para escoamento da produção diversificada, como orgânicos, frutas, uvas e vinhos, gado de corte, leite, turismo, além de ser um fator relevante para a permanência dos jovens no meio rural. O prefeito de Vila  Flores, Vilmor Carbonera, lembrou que a pavimentação destas vias vai desafogar outras da região, como é o caso da RS-470. Os gestores informam que tem tido muitos transtornos para fazer a manutenção das estradas no atual estágio. Além de Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Vila Flores, também integram o movimento Cotiporã, Fagundes Varela, Ipê, Nova Pádua, Protásio Alves e Veranópolis.

            A pedido do governador Tarso Genro, o secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris tem acompanhado a situação das estradas na Serra Gaúcha e esta é a segunda audiência sobre o tema. Além dos prefeitos, participaram do encontro integrantes da Câmara de Indústria e Comércio Serra, vereadores, vice-prefeitos e assessores parlamentares.

Fonte: Stela Pastore -Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Comentários