Empresas de laticínios devem apresentar proposta de coleta e transporte a partir de segunda-feira

  • Fabricante do leite LatVida entregou primeira versão do seu plano nesta sexta-feira
Os produtores de laticínios gaúchos fiscalizados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) devem apresentar, a partir da próxima segunda-feira (24), à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), um plano de ação para se adequarem à Portaria 89, publicada em 16 de maio de 2013. 

A portaria regulamenta a coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel, com base na Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura e Abastecimento, de 29 de abril de 2011. A medida foi tomada a partir dos resultados da Operação Leite Compensado, visando padronizar a coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel no Estado do Rio Grande do Sul. 

Segundo as médicas veterinárias responsáveis pelo setor de lácteos da Dipoa, Joiane Palmeiro Martins e Juliane Webster Galvani, os planos de ação recebidos serão analisados para verificar sua adequação às exigências constantes na Portaria, que busca assegurar a segurança e a qualidade do leite recebido pela indústria. 

A primeira versão do plano de ação da empresa VRS - Indústria de Laticínios Ltda, fabricante do leite LatVida, para adaptação à portaria 89/2013, foi apresentada nesta sexta-feira (21) ao secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e representantes da Dipoa. 

Origem Em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, foi realizada vistoria pelo Setor de Laticínios/Dipoa nas instalações industriais da empresa, em 23 de abril. Foram verificadas irregularidades estruturais, higiênico-sanitárias, que, juntamente com a ausência de boas práticas de fabricação, propiciavam a contaminação dos produtos, representando risco à saúde dos consumidores. Além disso, ficou configurado o descumprimento do Auto de Suspensão lavrado em 01 de abril de 2013. 

Em virtude dessas irregularidades, a Dipoa/Seapa suspendeu as atividades do estabelecimento no dia 08 de maio deste ano, ficando a indústria impedida de produzir e comercializar produtos lácteos. 

Comentários