Farsul comemora aprovação da China para novas variedades de soja transgênica

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, comemorou a decisão do governo da China que aprovou a importação de três variedades de soja geneticamente modificada produzidas no Brasil. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (10.06) pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que está cumprindo agenda na China. Sperotto havia entregue ao ministro, durante audiência no Mapa, em Brasília, no dia 4 de junho,  pedido de apoio à liberação da segunda geração de tecnologia para a soja, denominada Intacta RR2 PRO, que já tinha sido avaliada tecnicamente pelas autoridades científicas da China e aguardava a aprovação do Ministério da Agricultura daquele país.
A soja Intacta está aprovada para plantio e comercialização no Brasil desde 2010 como também já foi aceita por países como EUA, Argentina, Uruguai, Colômbia, União Européia e Japão. Esta nova tecnologia foi desenvolvida especialmente para o Brasil porque combate o ataque das lagartas que tem atingido as lavouras nacionais. Além da soja Intacta aguardavam a aprovação do governo chinês a soja Cultivance da Embrapa/Basf e soja Liberty Link da Bayer.
O presidente da Farsul pediu que o ministro reforçasse a solicitação pessoalmente no Fórum de Cooperação Agrícola da China com os países da América Latina e do Caribe. A China é a maior importadora de soja brasileira.

Fonte: Farsul

Comentários