Seminário busca incentivar a agricultura de base ecológica

Em torno de 180 pessoas participaram, nesta quinta-feira (27), do 1º Seminário Regional do Programa Estadual de Agricultura de Base Ecológica, realizado na UCS de Farroupilha. Além de apresentar o Programa e uma contextualização da agricultura de base ecológica no Estado e na região, e de tratar da certificação e normativas da produção de orgânicos, o seminário teve apresentação de experiências de produção ecológica e de venda direta ao consumidor, realizada em Bento Gonçalves, e a formação de grupos para discussão de temas e proposição de ações possíveis de serem trabalhadas na região. Participaram da abertura do evento o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Neuri Frozza, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o coordenador regional da SDR, Luiz Carlos Scapinelli, representando o secretário Ivar Pavan, e o secretário da Agricultura de Farroupilha, Fernando Silvestrin. 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar lembrou que a agricultura de base ecológica é uma das metas e prioridades da extensão rural. Atualmente, nos 49 municípios da região administrativa de Caxias do Sul, 270 famílias têm produção e certificação orgânica e 146, produção orgânica sem certificação, destacando-se a uva, com 381 hectares no sistema orgânico. “Essa mudança na forma de produção não acontece do dia para a noite, mas é construída aos poucos e com persistência, a partir de uma conscientização do produtor quanto à importância de produzir alimentos mais limpos e saudáveis”, afirmou Frozza. 

Conforme o coordenador regional da SDR, na produção de base ecológica a sucessão familiar rural se dá com maior intensidade, pela qualidade de vida e envolvimento que proporciona e pela maior remuneração. Ele também falou sobre a preocupação com a Normativa do Ministério da Agricultura que prevê que, a partir do ano que vem, todas as sementes utilizadas por esses agricultores deverão ser de origem agroecológica (e não mais convencional) e parte produzida nas propriedades. De acordo com Scapinelli, não existe produção de sementes ecológicas para atender a essa demanda. “É preciso um debate com o governo e entidades para ver o que pode ser feito”, declara. Entre as alternativas estão protelar a Normativa e buscar formas de potencializar as poucas experiências existentes, a fim de fazer com que essas sementes possam chegar aos agricultores. 

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, que também é médico, lembrou que a saúde depende da alimentação, por isso é preciso ter cuidado com o que é consumido. “Esse primeiro seminário é um desafio para a nossa agricultura. Precisamos pensar em um modelo que permita uma produção saudável e de qualidade, adequada ao projeto de manutenção da vida”. 

Programa de Base Ecológica 
A SDR incentiva a transição para sistemas de produção de base ecológica, estimulando a adoção de práticas de conservação do solo que priorizem o incremento da matéria orgânica e o uso de insumos disponíveis na propriedade, bem como práticas que visem à conservação e à recuperação da biodiversidade por meio do uso de espécies adaptadas e variedades crioulas. 
No processo de transição agroecológica, o Programa organiza suas ações a partir de uma construção conjunta que pressupõe a valorização dos saberes e das práticas dos agricultores familiares associados à agrobiodiversidade. 

Interesse na produção ecológica 
Produtores de uva, kiwi e morango em Farroupilha, o casal Adelar e Laci Balbinot foi ao Seminário em busca de alternativas para reduzir o uso de agrotóxicos. “Hoje em dia as pessoas estão procurando alimentos mais saudáveis. E nós, que trabalhamos com alimentos, temos que ter essa preocupação com o que estamos oferecendo. Quanto mais saudável a produção, melhor”, diz Laci. 
Adelar conta que na produção de kiwi não são utilizados agroquímicos. Na de morango, ele adotou o sistema semi-hidropônico que, neste caso, em transição, permite uma redução de até 80% no uso de agrotóxicos. “Estamos buscando meios que possibilitem que a gente tenha mais produção e consiga reduzir o uso de agrotóxicos, que prejudicam a saúde e a terra”, afirma Laci. A família fornece frutas para a merenda escolar do município e comercializa na propriedade e para outros comerciantes. 

Apoio à Extensão Rural e Social 
Em seu pronunciamento, o prefeito de Farroupilha disse que já assinou o documento a favor da manutenção da filantropia da Ascar. “Apreciamos muito o trabalho da EmaterAscar”, afirmou. No evento também estão sendo recolhidas assinaturas no abaixo-assinado em defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. 

fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul 

Comentários