Boas Práticas na produção de pêssego em pauta em Antônio Prado

Boas Práticas Agrícolas (BPAs) na produção de pêssegos de mesa é o tema de seminário técnico que acontece na tarde de quarta-feira da próxima semana, dia 17, em Antônio Prado (RS), no Salão da Gruta. Duzentas pessoas, entre produtores, técnicos, lideranças rurais e secretários municipais da Agricultura, são esperadas para o evento, para o qual a entrada é franca. A promoção é de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Uva e Vinho e Emater/RS-Ascar, com apoio da Cooperativa Agropecuária Pradense.
O Seminário acontecerá levando em conta a constatação, pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), do Mapa, de um considerável índice de contaminação de pêssego produzido no Rio Grande do Sul no ano-safra 2011/2012, fato amplamente divulgado na imprensa. A observação é do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Alexandre Hoffmann. Segundo ele, o PCNRC propõe, entre outras atividades, a “realização de ações para sensibilização e capacitação de produtores e técnicos a respeito das Boas Práticas como forma de se obter frutos mais saudáveis”. O evento em Antônio Prado acontecerá dentro de tal contexto, bem como outras promoções do gênero em diversos municípios e regiões, voltadas a diferentes cultivos agrícolas.
Hoffmann detalha que o pêssego demanda atenção especial por conta da sensibilidade da cultura em relação a pragas e doenças, o que aumenta a necessidade de aplicações de agroquímicos.

Programação
13h30 / 14h – inscrições;
14h / 14h15 – abertura;
14h15 / 14h45 – palestra A experiência da Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil – visando à redução e ao uso racional de agrotóxicos. Ministrante: Marcus Vinícius Martins, Secretaria de Desenvolvimento e Cooperativismo do Mapa;
14h45 / 15h15 – palestra Redução de riscos e Boas Práticas Agrícolas. Ministrante: Alexandre Hoffmann, Embrapa Uva e Vinho;
15h15 / 15h45 – palestra Cuidados no manejo de pomares de pessegueiro

Fonte: Giovani Capra

Comentários