Cresol Central participa de lançamento do Plano Safra Gaúcho

Governador Lança Plano Safra. Foto: Divulgação
O principal programa voltado à agricultura no Rio Grande do Sul, o Plano Safra Estadual 2013/14, foi lançado na última quinta-feira, 18 de julho, no Parque Centenário, em Soledade. O programa, que está em sua terceira edição, deve disponibilizar R$ 2,7 bilhões para ações que vão da produção à comercialização e vai priorizar ações de inclusão social e produtiva nas áreas rurais com extrema pobreza. Participaram do lançamento autoridades estaduais e federais; produtores rurais e representantes de instituições financeiras e ligadas a agricultura familiar, como o Sistema Cresol Central, que na ocasião esteve representado pelo Diretor Administrativo, Gelson Ferrari, e pelo Conselheiro de Administração da Cresol Tenente Portela, Aristides Henika.
    Entre as principais novidades anunciadas estão o Bolsa Juventude, que concede bolsas de estudos vinculadas a projetos produtivos para 2 mil jovens rurais, estudantes do 2º Grau; o programa de prevenção ao câncer de pele em áreas rurais, que vai distribuir protetor solar a 100 mil jovens agricultores; e o apoio à implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que prevê remuneração de serviços ambientais e deve atender 60 mil famílias. Além disso, o plano proporciona a introdução de um novo conceito, de agricultor camponês, o qual foi construído com os movimentos sociais, especialmente a Via Campesina, e que prevê financiamento subsidiado a projetos da produção à comercialização, visando inicialmente o autoconsumo e a venda do excedente para programas governamentais e em feiras, direto ao consumidor.
    Acompanhado do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que o Plano Safra gaúcho vai priorizar as políticas voltadas ao combate à pobreza no campo. Genro garantiu que o programa mantém e reforça todos os programas anteriores, com atenção especial ao produtor que leva diretamente o seu produto para vender na cidade. Além de ressaltar as conquistas dos pequenos produtores gaúchos com a implementação do Plano Safra no Estado, o Governador reafirmou a ideia de ampliar as políticas públicas para o campo e aumentar a participação dos produtores rurais na elaboração do próximo programa. "Queremos crescer com justiça social, com desenvolvimento de políticas que agreguem renda e melhorem a situação dos pobres", afirmou. Tarso disse ainda que as medidas adotadas pelo Governo do Estado nas edições anteriores permitiram resgatar instituições importantes para a agricultura, como a Emater/RS-Ascar e a Fepagro.

Da Assessoria de Comunicação da Cresol Central  com informações do G1 e Emater/RS-Ascar

Comentários