Osmar Terra apresenta pedidos de avicultores e suinocultores ao ministro da Agricultura

Na audiência que manteve com o ministro da Agricultura Antônio Andrade, no dia 3 de julho, o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) tratou de três assuntos: o programa de abastecimento de milho para aves e suínos, crédito de custeio para o setor avícola e a liberação de um novo corredor sanitário pela BR 101, em Torres, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele estava acompanhado do deputado estadual Edson Brum (PMDB) e por representantes de criadores de suínos e aves do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O ministro Antônio Andrade é parceiro na busca de soluções para o abastecimento do mercado interno com a produção nacional, e, articula a busca de mercados externos para colocação da produção excedente. Andrade encarregou o secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller a cuidar da demanda de abastecimento de milho nos estados do Sul e do custeio agrícola, orientando também, o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, a dar atenção à demanda do novo corredor sanitário de Torres, via BR 101.
        Para o Deputado Osmar Terra, os resultados das ações articuladas do setor de aves e suínos com o Ministério da Agricultura significam mais empregos no Noroeste gaúcho e oferta de alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros.
        MILHO
O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos, Rogério Kerber informou que a demanda de milho para o abastecimento do Rio Grande do Sul e Santa Catarina de Santa é de 3,7 milhões de toneladas. Érico Pozzen, presidente da Câmara Setorial de aves e suínos e presidente da Associação Paulista Avícola, disse que a necessidade de São Paulo é de mais 3 milhões de toneladas. O setor reivindica que esta demanda de produto seja viabilizada na modalidade PEP – Prêmio de Escoamento de Produto.
Conforme o secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, o Ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento, estão ultimando a publicação de portaria que normatiza a viabilidade desta demanda de abastecimento de milho para a produção de ração para suínos e aves nos estados do Sul do Brasil.
Uma das soluções para o abastecimento nos estados do Sul é a produção da safrinha de milho no Mato Grosso. A expectativa de produção chega a 17 milhões de toneladas, mas sem estrutura de armazenagem. A demanda local é de 3 milhões de toneladas e o excedente de 14 milhões de toneladas poderá ficar a relento, caso não seja escoada.
        CRÉDITO DE CUSTEIO AVÍCOLA
O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, Nestor Freiberger, solicitou ao ministro da Agricultura que o crédito de custeio para a atividade seja de R$ 150 mil, o mesmo do ano passado e que neste ano, no novo plano safra foi reduzido a R$ 80 mil, o que poderá reduzir a produção do setor.
        NOVO CORREDOR SANITÁRIO
Os representantes da suinocultura gaúcha encaminharam ao ministro pedido de criação de um novo corredor sanitário pela BR-101, em Torres, na divisa Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ações integradas neste sentido já estão sendo desenvolvidas pelos estados e que, com este corredor, o transporte dos produtos do Rio Grande do Sul aos centros consumidores e portos exportadores reduzirá em até 10 horas, informou Rogério Kerber.
O secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques informou ao ministro Antônio Andrade que, atendida às exigências legais, não haverá problema de instalar o novo corredor sanitário.
        DELEGAÇÃO RUSSA
Durante a audiência, o deputado Osmar Terra registrou sua satisfação visita da delegação russa ao Frigorífico Alibem, de Santa Rosa, com vistas a liberar da exportação de carne suína à Rússia, embargada desde 15 de junho de 2011.
O secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, manifestou otimismo quanto ao breve retorno das exportações da carne suína gaúcha ao mercado russo, cujas negociações internacionais avançam para o estágio final.

fonte:Com informações de Jorge Lemainski e a colaboração de Franciele Fonseca, em Brasília 

Comentários