Produtores de queijo artesanal serrano participam de capacitação em boas práticas de fabricação

Quinze integrantes da Associação dos Produtores de Queijo e Laticínios dos Campos de Cima da Serra (Aprocampos), participam, durante esta semana (22 a 26/07), do Curso de Boas Práticas de Fabricação, no Centro de Formação de Agricultores de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul.
O curso possui carga horária de 40 horas e capacitará os participantes na elaboração do Manual de Boas Práticas e dos Planos Operacionais Padrão - POPs, exigidos para o funcionamento das agroindústrias. Além disso, é uma das exigências para que os produtores possam receber o “Selo Sabor Gaúcho”, do Programa de Agroindústria Familiar do Governo do Estado do RS. Como a associação de produtores está cadastrada neste programa, os produtores têm as despesas custeadas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com exceção do transporte, que foi bancado pelas prefeituras de Bom Jesus e São José dos Ausentes, municípios de origem dos participantes.
A Aprocampos será a primeira associação de produtores que receberá o Certificado de Cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, em evento que acontecerá nesta sexta-feira (26/07), às 19 horas, no salão da comunidade de Monte Bérico, em Caxias do Sul. Outras agroindústrias da região também irão receber certificados de inclusão no Programa.
Para a produtora Joice Souza de Oliveira, de São José dos Ausentes, que já possui uma queijaria com inspeção municipal, o curso é muito importante para ampliar os conhecimentos já recebidos a nível de propriedade e será de grande valia para corrigir as deficiências existentes. Ela ressalta ainda que, apesar da dificuldade inicial na elaboração dos POPs, esses instrumentos serão fundamentais para controlar as atividades que deverão ser realizadas rotineiramente nas agroindústrias. Por sua vez, a produtora Elaine de Fátima Cardoso Pelizzari, de Bom Jesus, destaca a importância de estar participando do curso, antes da construção da queijaria, pois está recebendo informações fundamentais para orientar a construção de acordo com as normas.
Essa ação faz parte do Programa de Qualificação e Certificação do Queijo Artesanal Serrano, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com diversas entidades de ensino, pesquisa e extensão, além das prefeituras municipais e representações dos produtores.

Comentários