Recurso previsto para custear passe livre no Estado beneficia apenas 3,6 mil alunos

De acordo com levantamento feito pela assessoria técnica da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, o valor apontado no Projeto de Lei 152, do Executivo, que dispõe sobre o passe livre no transporte intermunicipal, vai beneficiar um número restrito de estudantes. Considerando a dotação orçamentária de R$ 2,4 milhões, disposta no PL, e o valor de R$ 3,30 por cada passagem, conforme exemplo usado pelo governador Tarso Genro, serão atendidos somente 3,6 mil alunos ao logo de 100 dias úteis até o final do ano, número inferior aos 200 mil previstos do pelo governo.

Segundo a líder da bancada tucano, deputada Zilá Breitenbach, os dados comprovam que a proposta abrange menos do que vem sendo propagado pelo governador. “Além de contemplar somente a Região Metropolitana de Porto Alegre e os Aglomerados Urbanos do Litoral Norte, Sul e Nordeste, conforme consta no projeto, o recurso é insuficiente para atender os estudantes que usam efetivamente o transporte intermunicipal”, concluiu.

A Bancada do PSDB protocolou emenda na quarta-feira (3), por iniciativa do líder partidário na Assembleia, deputado Lucas Redecker, estendendo o benefício da gratuidade no transporte intermunicipal a todos os alunos do Estado. Por estar em regime de urgência, o PL 152 deve ser votado em plenário no dia 16 de julho, antes do início do recesso parlamentar.

Fonte:Luís Gustavo Machado

Comentários