Técnicos e produtores fazem cursos nos centros de formação da Serra

Jovens fazem curso de qualidade de leite no Cetanp.Foto: Rejane Paludo
Vinte e um extensionistas da Emater/RS-Ascar de diversas regiões do estado, principalmente Caxias do Sul, participam, nesta semana (08 a 12/07), do módulo I do Curso de Fruticultura Básica, no Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp). Este é o 114º curso de fruticultura promovido pelo Centro.
Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Neuri Frozza, como a fruticultura está presente em todos os municípios da região e a produção de base ecológica é uma das prioridades da instituição, os conhecimentos e práticas possibilitados pelo curso são fundamentais para os técnicos. “Outra tarefa dos extensionistas é motivar os agricultores, principalmente os jovens, para que façam os cursos de qualificação oferecidos pelo Centro de Treinamento. A partir do momento em que eles fazem um curso, começam a enxergar a atividade deles de uma forma diferente e a importância de qualificar alguns processos”, salienta.
O curso baseia-se principalmente na prática. O conteúdo inclui implantação do pomar, análise e correção do solo, poda, enxertia, sistemas de condução, caldas de pulverização, indicação de variedades para cultivo de base ecológica, boas práticas agrícolas na fruticultura e aspectos de comercialização de frutas, entre outros.
Nesta semana, 10 alunos e um professor da Escola Técnica Agrícola de Guaporé e um produtor de Viamão também participam de outros dois cursos do Cetanp: Qualidade do Leite e Dietas para Vacas de Alta Produção. Ao todo, o Centro oferece oito tipos de cursos, em diversas áreas, como leite, plantas medicinais e embutidos. Informações sobre os cursos oferecidos  podem ser obtidas no site da Emater/RS-Ascar (http://www.emater.tche.br/site/area/centros.php).

Cefas
Já no Centro de Formação de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul, acontece, até sexta-feira (12), o curso de Processamento Artesanal de Laticínios, onde os alunos aprendem a produzir diversos tipos de queijos e outros produtos derivados do leite.  Proprietária de uma agroindústria de doces e geleias em Ibirubá, Maria Luiza Prestes é uma das alunas do curso, o terceiro realizado no Cefas. No ano passado, ela fez o de processamento de frutas e hortaliças, módulo doces e, recentemente, concluiu o módulo salgados. A produtora conta se interessou pelo curso principalmente porque ele ensina a preparar doce de leite, produto que ela pretende começar a fabricar. “O aprendizado também é importante para a qualidade de vida da família, pois um iogurte caseiro, sem conservantes, é saúde para a família”, afirma.
Maria Luiza também trouxe para o curso a filha Maiara, de 21 anos, que é gestora ambiental e trabalha com ela na agroindústria. Sócia de uma cooperativa, ela conta que está fornecendo produtos para a merenda escolar e para o presídio de Ijuí. “Buscamos fazer produtos com qualidade, diferenciados, e a nossa expectativa é crescer mais”, declara.
Ciente da importância de saber administrar bem o seu negócio, a produtora pretende voltar novamente ao Cefas, em breve, para fazer o Curso de Gestão em Agroindústria.

fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários