Um plano para as boas safras

Luiz Fernando Mainardi
A economia gaúcha tem o seu desenvolvimento diretamente relacionado ao desempenho das cadeias produtivas do campo. Por conta desta dependência e fruto do excepcional resultado obtido no ano agrícola 2012/2013, a agropecuária deve levar o Rio Grande a crescer o dobro do que o Brasil neste ano. O resultado da agropecuária do Estado, em 2013, deve ser 20% superior ao melhor ano de toda a história. 

Isso é fruto do trabalho do produtor, do clima adequado e do cenário econômico nacional e internacional, combinado com um conjunto de ações governamentais que implementa programas e projetos de fomento ao setor, condensados no Plano Safra Estadual, articulado com os investimentos federais previstos no Plano Safra Federal.

Ao compreender a importância do setor primário para os gaúchos, o governador Tarso Genro, que procura promover o crescimento de "baixo para cima", lançou, em 2011, o Plano Safra Estadual. Em dois anos, já investiu cerca R$ 4,7 bilhões na implementação de políticas estimuladoras e estruturantes do meio rural, que beneficiaram mais de 300 mil famílias.

É uma ação que opta pelo desenvolvimento para superar os desafios, sem aumentar a carga tributária, buscando, de forma criativa e corajosa, receitas que contribuam para o aumento da renda dos produtores e, por extensão, da arrecadação estatal, visando ao enfrentamento de suas principais demandas. Na Secretaria da Agricultura, em diálogo com todos os setores por meio das Câmaras Setoriais, buscamos soluções.

Buscamos a estabilidade através do estímulo à diversificação, à organização das cadeias e ao aumento da produtividade. Uma destas iniciativas é o Mais Água, Mais Renda, que deve elevar a área irrigada das culturas de sequeiro dos pouco mais de 100 mil hectares de 2011 para mais de 200 mil hectares até o final desta gestão. Nossa meta é fazer em três anos o que se fez nos últimos 30 anos em termos de irrigação.

Nesta quinta-feira, em Soledade, o governador Tarso anuncia o conjunto de medidas que integram o novo Plano Safra Estadual. O planejamento transversal das ações, o diálogo com o setor e a interação com as políticas federais nos colocam diante da possibilidade de uma nova grande safra. Afinal, temos programas e recursos abundantes e baratos para novos investimentos. E São Pedro, nosso padroeiro, estará conosco, de novo.
Luiz Fernando Mainardi,
Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Comentários