Alceu Moreira e Embrapa debatem melhorias genéticas para produção de cebola

Melhorias genéticas para a produção e o armazenamento de cebola foram debatidas nesta terça-feira, 20, pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) e o chefe de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

O deputado e a Embrapa discutem há mais de um ano métodos para a estocagem de cebola, pois o produto enfrenta problemas  por ser altamente perecível, tanto in natura como resfriado. No mês de maio, um grupo de produtores da região Sul, conduzido por Alceu Moreira, passou uma semana na sede da empresa para auxiliar in loco de um estudo técnico, baseada na tecnologia utilizada no armazenamento de maçãs e pêssegos.

De acordo com o deputado, o Brasil produz 1,4 milhão de toneladas, sendo 415 mil em Santa Catarina, 225 mil no Rio Grande do Sul e 162 mil no Paraná. No RS, mais de três mil famílias dependem do plantio.
Importação
Outro debate sobre a produção de cebola trata da importação do produto proveniente do Mercado Comum Europeu, em especial Holanda e Espanha, que assola a produção nacional desde 2009. Devido à crise europeia, o excedente é enviado ao país com preços inferiores ao de produção, o que tem causado uma crise financeira junto aos produtores brasileiros.

Comentários