Embrapa apresenta produção de fertilizante orgânico e poedeira de ovos coloniais na Expointer 2013

Foto: Poedeira Colonial Embrapa 051
(Foto: Embrapa Suínos e Aves)
O arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico e a poedeira Embrapa 051 da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão estar à disposição do público que visitar a Expointer 2013 em Esteio (RS), de 24 de agosto a 1º de setembro. A Expointer é considerada a maior feira agropecuária da América Latina e acontece anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

O arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas na área da compostagem de dejetos suínos. A partir de 2011, em parceria com a Seara/Marfrig e algumas empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática do arranjo.

O arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante, a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito com serragem proveniente de madeira de reflorestamento e, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

Entre os benefícios do uso do fertilizante orgânico estão a geração de renda pela comercialização do produto; a possibilidade de ampliação do plantel de suínos em uma mesma área; a destinação ambientalmente correta para os dejetos suínos; a baixa emissão de gases de efeito estufa (como; por exemplo; o gás metano); a reciclagem de resíduos da produção; a redução de odores no tratamento; a possibilidade de obtenção de créditos de carbono; o aumento de matéria orgânica no solo; e o fato de ser uma tecnologia contemplada no programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Governo Federal.

Já a poedeira colonial Embrapa 051 oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. A Embrapa 051 produz de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80. A poedeira da Embrapa também é considerada de duplo propósito, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

A poedeira colonial 051 da Embrapa Suínos e Aves ganhou ainda mais espaço no mercado nacional voltado à avicultura alternativa no ano passado. A parceria com a Gramado Avicultura permitiu que fossem comercializadas, em média, 83 mil poedeiras por mês, chegando a mais de um milhão de aves em 2012, o que equivale a 3,4% do mercado nacional das poedeiras de ovos vermelhos.


Comentários