Embrapa presente no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura em Chapecó

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta alguns de seus serviços, tecnologias e pesquisas durante o VI Simpósio Brasil Sul de Suinocultura que acontece de hoje (13) até quinta-feira no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês em Chapecó (SC).

A CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) é uma página eletrônica com informações econômicas dessas duas cadeias produtivas. O site, lançado em 2011, foi desenvolvido pelas equipes de socioeconomia, comunicação e tecnologia da informação da Embrapa Suínos e Aves. A CIAS publica mensalmente os índices dos custos de produção de aves e suínos (ICPFrango e ICPSuíno) e os custos de produção referenciais nos 11 maiores estados produtores do Brasil. Também são oferecidos mapas, análises e cotações dos mercados de milho e de soja, em parceria com outras unidades da Embrapa e da Conab. O endereço é www.cnpsa.embrapa.br/cias.

O Granucalc é um software desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa para a análise de granulometria no cálculo do diâmetro geométrico médio (DGM) das partículas de ingredientes para ração, em substituição ao anteriormente chamado Softgran. A nova versão está atualizada para os novos sistemas operacionais e ganhou também nova interface gráfica. O programa é indicado para produtores, fábricas de ração, agroindústrias, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa e laboratórios de análise de alimentos. Para baixar o programa de graça, é só acessar o endereço www.cnpsa.embrapa.br clicando na seção "Acesse Também > Granucalc".

O Arranjo Tecnológico no Tratamento de Dejetos Suínos para a Produção de Fertilizante Orgânico é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas na área da compostagem de dejetos suínos. A partir de 2011, em parceria com algumas empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática. O arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante. Depois vem a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito de compostagem com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

Já o bem-estar no manejo pré-abate de suínos não é apenas uma questão de respeito com os animais. Os cuidados também trazem melhores condições de trabalho nas granjas e benefícios econômicos. As recomendações da Embrapa incluem a retirada dos animais das baias, a condução pelo corredor até o embarcadouro e como deve ser construída a rampa de embarque no caminhão. A pesquisa considera a importância de se preocupar com os animais em todos os momentos prévios ao embarque para os frigoríficos e durante o transporte até a chegada aos abatedouros. O resultado da adoção das práticas de bem-estar no manejo pré-abate reflete no trabalho e na rentabilidade dos produtores e das agroindústrias.

O VI Simpósio Brasil Sul reúne especialistas e técnicos do setor para debater o controle e erradicação da disenteria suína, pontos críticos em fábricas de ração para controle de resíduos e contaminantes e análises de resíduos veterinários e contaminantes em carnes, entre outros temas.

Fonte: Embrapa

Comentários