Escola de Viamão é a primeira do Brasil a desenvolver inovação metodológica com uso da internet em municípios rurais

A Fundação Telefônica Vivo entregou para cada um dos 106 alunos da Escola Municipal Zeferino Lopes de Castro, na zona rural de Viamão/RS, um computador portátil para uso em atividades escolares. A doação faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas, que levou conexão à internet com tecnologia 3G da Telefônica Vivo a 100 escolas rurais de sete Estados brasileiros no ano passado.
Os alunos do 1º ao 3º ano receberam tablets já configurados, enquanto os estudantes do 4º ao 9º ano foram presenteados com netbooks. Os professores e colaboradores da escola já haviam recebido netbooks na Jornada Pedagógica, realizada na primeira semana de recesso escolar. Durante esse processo, os professores receberam formação com a equipe coordenadora do projeto para construção de procedimentos a serem realizados na escola para inclusão do equipamento, que será utilizado como mais uma ferramenta do dia a dia escolar.
Essa nova fase do projeto Escolas Rurais Conectadas tem como objetivo envolver professores e alunos em uma nova proposta curricular voltada para uma escola digital de turno integral. A escola de Viamão foi selecionada como laboratório por dois motivos: em função de sua vocação rural, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de escolas beneficiadas pelo programa - são 33 estabelecimentos em 32 municípios, beneficiando no total cerca de 3.500  alunos e 230 professores; e por ser uma instituição multiseriada - que possui em uma mesma turma alunos de períodos diferentes.
Este mês terá início a aplicação parcial do projeto, com a distribuição dos equipamentos, reuniões quinzenais envolvendo toda a equipe e a organização de alunos para a realização de apresentações em uma feira de conhecimentos, a ser realizada no final do ano. “As propostas apresentadas pelos alunos servirão como protótipos e ilustrarão aquilo que nossa proposta para a reformulação de currículo define”, afirma a diretora da escola, Silvana Gattino. A implementação da reorganização completa do currículo está prevista para 2014.
“Entendemos que este projeto permite alinhar a nossa estratégia de negócios à nossa responsabilidade social, criando possibilidades de avaliar o impacto da chegada da tecnologia nessas escolas”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil.
O projeto Escolas Rurais Conectadas
A Telefônica Vivo levou conexão à internet com tecnologia 3G a 100 escolas rurais de sete Estados brasileiros. Por meio de sua Fundação, lançou o projeto Escolas Rurais Conectadas, que irá capacitar professores e testar impactos das tecnologias na qualidade da educação nesse contexto. Cada uma das escolas selecionadas recebeu como doação dois notebooks configurados com sistema operacional educacional com inúmeras sugestões de links de acesso a publicações, debates, pesquisa e formação de educadores e alunos, ou seja, conteúdo de cunho pedagógico no contexto digital.
A conexão beneficia mais de 11 mil alunos e 500 professores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Pernambuco. A escolha dos locais levou em conta a vocação rural dos Estados e buscou também um perfil diverso, que possibilitasse avaliar os impactos em áreas com diferentes perfis.

Fonte:Josiany Vieira Stromberg Comunicação Corporativa

Comentários