Capacitação sobre conservação do solo e água acontece em Bagé

A Emater/RS-Ascar e Embrapa Pecuária Sul coordenam, na quinta-feira (12/09), a capacitação em manejo e conservação do solo e água. O evento acontece no auditório do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), localizado na Avenida Leonel Brizola, 2501, em Bagé, a partir das 9h. A promoção é do Grupo de Trabalho de Solo e Água de Bagé, composto por diversas entidades de pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), entre outras. 

O grupo surgiu devido à necessidade de um trabalho específico para a melhoria das condições de solo e meio ambiente. Em 2012, formaram-se o Grupo Estadual de Solo e Água e dez grupos regionais. O objetivo dos grupos é discutir e estabelecer ações relativas ao manejo e à conservação do solo e, dessa forma, reduzir frustrações de safras, indenizações de lavouras por estiagens ou perdas de solo provocadas pela erosão. 

Segundo as pesquisas do grupo, práticas inadequadas de manejo do solo colocam em risco a sustentabilidade da produção agrícola. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Tailor Garcia, uma das preocupações do grupo é com o aumento significativo da cultura da soja na região, que não possui solos adequados para as culturas anuais. Ainda, de acordo com Garcia, o clima local, caracterizado por períodos de estiagem, aliado à baixa retenção da umidade nos períodos de seca, gera baixos rendimentos nas culturas de verão. O plantio direto na palha melhora a estrutura, a porosidade, a aeração e o armazenamento de água no solo. 

Nos verões chuvosos, em plantios convencionais (solo lavrado) ou em plantios diretos sem uma boa cobertura de palha, o risco de perda de solo provocado pela erosão é muito grande. Além disso, as enxurradas provocam a perda da fertilidade do solo e o assoreamento de fontes de água. 

Algumas das características dos solos da Região da Campanha são boa fertilidade natural, solos rasos, alta proporção de argila e solos susceptíveis à erosão hídrica. Além disso, a cada dez anos, sete são de estiagem, apontam dados climáticos. Por isso, Garcia alerta que, para os cultivos de verão, são recomendados sistema de plantio direto na palha, uso de rotação de culturas e plantio em faixas como forma de evitar perdas de solo e da fertilidade para obtenção de bons rendimentos. 

Dessa forma, o grupo salienta que, além de capacitar os técnicos, torna-se essencial a participação dos produtores, para que eles aprendam a forma correta de manejar o solo, proporcionando sustentabilidade às suas plantações. 

Programação: 
9h – Abertura; 
9h15 – Painel: Caracterização de solo e clima da região: Classes de solo e práticas conservacionistas para os solos da região, com o engenheiro agrônomo Leandro Bochi da Silva Volk – Embrapa Pecuária Sul; Aptidão agrícola das terras da região, com o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Flores – Embrapa Clima Temperado; Zoneamento agroclimático de risco e ocorrência de perdas por estiagem, com o engenheiro agrônomo Gustavo Trentin – Embrapa Pecuária Sul; 
11h15 – Painel de perguntas e discussão 
Moderador: engenheiro agrônomo Edemar Valdir Streck – Emater/RS-Ascar; 
12h – Intervalo para almoço; 
13h30 – Painel: Sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária: Manejo do solo na integração lavoura-pecuária, com o engenheiro agrônomo Renato Levien – UFRGS; Manejo da pastagem na integração lavoura-pecuária, com o engenheiro agrônomo Naylor Bastiani Perez – Embrapa Pecuária Sul; Manejo da fertilidade do solo no sistema plantio direto, com o engenheiro agrônomo Leandro Souza da Silva – UFSM; 
15h30 – Painel de perguntas e discussão 
Moderador: engenheiro agrônomo Edemar Valdir Streck – Emater/RS-Ascar; 
16h15 – Encerramento. 

fonte:Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé

Comentários