Chimport abre as portas do mercado chinês

Os dez expositores gaúchos que participam da primeira edição da Chimport, na cidade de Guangzhou, na China, se entusiasmaram com o movimento inicial da feira. A localização central do estande brasileiro transformou a área em parada obrigatória para os compradores e as marcas gaúchas, por estarem com uma estrutura ampla, foi as que mais se destacaram. Dos 24 expositores, 12 são gaúchos, sendo que 10 apoiados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
Vinhos e conservas, mel e própolis foram os produtos de maior destaque no primeiro dia da mostra. Os segmentos se beneficiam do grande potencial do mercado de alimentos chinês que tem a tarefa de abastecer uma classe média crescente que requer cada vez mais produtos qualificados e seguros.
O responsável pela área de comércio exterior da Cooperativa Nova Aliança, Rodrigo Formolo, contou que os compradores e distribuidores chineses elogiaram a qualidade, o sabor e a diferenciação dos produtos da cooperativa de Flores da Cunha, incluindo governador de Guangdong e sua comitiva. A cooperativa apresentou as linhas de sucos integrais e orgânicos, vinhos varietais e espumantes e realizou mais de 20 contatos, dos quais três praticamente fecharam a compra que pode chegar a US$ 250 mil. Segundo os empresários, de forma geral a percepção dos chineses é de que os vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul são melhores do que os italianos e mais baratos.
Na avaliação do consultor de comércio exterior da China Invest e representante na feira da vinícola De Bastiani, Marcelo Barth, a Chimport superou as expectativas, principalmente no que tange à qualidade dos contatos, mas destaca que é preciso atenção aos trâmites importação da China. “As empresas que querem ser bem sucedidas no mercado chinês devem estar atentas à complexidade dos canais de distribuição existentes e também às necessidades de certificação e inspeção de produtos na China, principalmente com relação aos alimentos de origem animal”. Apesar disso, destaca o executivo, “com a finalização do processo de certificação e homologação dos produtos, o céu é o limite”.
A mostra, que vai até o dia 28 de setembro, acontece na Província de Guangdong, responsável por 11% do PIB chinês e ponto de conexão entre a China Continental e as zonas autônomas de Hong Kong e Macau. O evento faz parte de uma missão do Governo do Estado e Fiergs, com atividades em Shanghai e Zuhai, entre 18 de setembro e 1º de outubro.

Empresas gaúchas que participam do evento:
Germani Alimentos – Santa Cruz do Sul                       
Oderich – São Sebastião do Caí
Apiários Adams - Taquara
Süss Haus – Morro Reuter
Vinícola D'Bastianini – Nova Roma do Sul
Estrelas do Brasil – Bento Gonçalves
Prativita - Taquara
Miolo – Bento Gonçalves
Nova Aliança – Flores da Cunha
Tramontina – Bento Gonçalves

Comentários