Ministro recebe Fetag/RS para debater crédito fundiário

Foto: Rômulo Serpa/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, recebeu comitiva da Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), comandada pelo presidente da instituição, Elton Weber, para debater os desafios do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no estado. O encontro ocorreu em Brasília, na sede do ministério, nesta quarta-feira (18). Renegociação de dívidas e a retomada de novos contratos foram os principais pontos abordados na pauta da reunião.
Segundo Pepe Vargas, as mudanças feitas no programa no início deste ano trazem mais benefícios para os agricultores, mas também mais responsabilidades. “A regra ficou muito melhor, mas para conseguir isso nós pactuamos com o Ministério da Fazenda novas exigências que dariam mais segurança contra a inadimplência”, afirmou o ministro.
O secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, garantiu que o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai discutir na próxima semana as novas condições de pagamento. “A autonomia que nós temos é dada pelo CMN. Estamos tentando que o prazo limite passe para o final do ano, para novembro”, salientou.
Novas regras
Entre as medidas do Programa Nacional de Crédito Fundiário implementadas este ano, estão a redução na taxa de juros do programa - que passa de 5% para 2%, podendo chegar a 0,5% para agricultores(as) em situação de pobreza e o aumento do prazo de pagamento para 20 anos.

Comentários