SENAR-RS entrega certificados aos alunos da Agricultura de Precisão

 Turma com dirigentes do Sistema Farsul.
O Senar-RS fez a entrega dos certificados para os primeiros alunos participantes do programa de ensino de Agricultura de Precisão,  durante a programação da 2º Apsul – América, que acontece de 24 a 26 de setembro, em Não-Me-Toque-RS.  Foram os primeiros alunos no Brasil a receberem o certificado de conclusão do programa realizado por unidades do Senar.
  Marco Dalepiani, agricultor no município de Fortaleza dos Valos, foi um dos alunos que participou dos sete cursos do programa. Para ele foi o primeiro contato com o conhecimento de agricultura de precisão. O agricultor aos poucos está adquirindo equipamentos, como a plantadeira pantográfica, e quer melhorar a forma de plantio em sua propriedade. “Vou praticar a analise do solo mais seguidamente depois dos conhecimentos adquiridos” – complementou.
  Os certificados foram entregues pelo presidente do Sindicato de Fortaleza dos Valos, Jaime Stefanello,  pelo diretor financeiro da Farsul, Jorge Rodrigues e pelo chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, que também fez um painel aos participantes do evento sobre o programa oferecido pelo Senar-RS no Rio Grande do Sul.
  Atualmente 23 turmas de produtores estão frequentando os cursos do programa que soma 190 beneficiados desde seu início, em 2012. O Senar-RS deve ampliar o número de turmas para 2014.” Estaremos preparando novos instrutores para atender a demanda de pedido dos crusos no estado”- explicou Telles.
Programa em Agricultura de Precisão do Senar – Para participar, basta buscar informações no sindicato rural ou dos trabalhadores rurais dos municípios. O programa é formado por sete módulos de ensino de 16 horas cada, que vão desde a gestão na propriedade até conhecimentos sobre operação de máquinas precisas. O conjunto de técnicas em agricultura de precisão consiste na melhor utilização dos recursos envolvidos no desenvolvimento de uma cultura com estudo e aplicação de ações que potencializam, por exemplo, a aplicação de insumos de forma localizada e corretiva na lavoura, práticas de amostragem georreferenciada de solo além de mapas de produtividade que fornecem a total visibilidade da lavoura.
   Outra conseqüência positiva é o incremento da informatização e da gestão na atividade. Como resultados na produtividade, a agricultura de precisão  que tem sua data de acontecimento programada junto com a turma participante.

Comentários