UCS realiza seminário nacional sobre Indicações Geográficas

O seminário nacional tem como objetivo o de sensibilizar e integrar produtores e atores públicos e privados, em âmbito do Estado e do Brasil, para o desenvolvimento de Indicações Geográficas, visando à capacitação para o diagnóstico e a formulação de projetos para o pedido de registro de Indicações Geográficas (IGs) de produtos e serviços no Brasil.
Organizado pela UCS, por meio de seu Escritório de Transferência de Tecnologia e do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, o Seminário Nacional sobre Indicações Geográficas conta com apoio da Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Embrapa Uva e Vinho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto Brasileiro do Vinho.
A professora da UCS, Ivanira Falcade, uma das coordenadoras do evento, explica que “do ponto de vista conceitual, as indicações geográficas são formas de referir o local ou a região onde a mercadoria foi produzida, que apresenta características originadas dos fatores naturais e humanos da sua produção. No Brasil, além de produtos, as IGs também podem ser de serviços. As IGs são de dois tipos: indicação de procedência e denominação de origem.”
Tendo como tema “uma abordagem metodológica para o desenvolvimento e reconhecimento de IGs”, o Seminário propõe capacitação para o diagnóstico de potenciais Indicações Geográficas e a formulação de projetos para o pedido de registro de IGs de produtos no Brasil. O evento – que conta com mais de 180 inscritos – é dirigido a associações de produtores e empresas de potenciais indicações geográficas, associações com indicações geográficas registradas, pesquisadores, pós-graduandos, instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação e extensão rural.
Além de painéis com especialistas em Indicações Geográficas no Brasil, o seminário também será um espaço para exposição das experiências de IGs já reconhecidas (como Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, Indicação de Procedência Cachaça Paraty e Indicação de Procedência do Queijo Minas Artesanal Canastra) e de potenciais Indicações (como a Erva-mate de Ilópolis, Queijo Serrano dos Campos de Cima da Serra, Pêssegos de Pelotas e Artesanato em Lã de Carneiro da Campanha).
A atividade será realizada no Auditório do Bloco H, na Cidade Universitária, a partir das 8h30min da manhã de quarta-feira. Informações no site www.ucs.br, no link Eventos ou pelos telefones (54) 3218.2148 ou (54) 3218.2800.

Comentários