Experiências orientadas pela Emater/RS-Ascar são apresentadas em Seminário

Troca de experiências e reflexão sobre ações realizadas com a participação da Emater/RS-Ascar marcou o dia de extensionistas das áreas técnica e social, agricultores e lideranças, que estiveram reunidos nesta sexta-feira (04), em Passo Fundo, no Seminário Regional de Sistematização de Experiências. O evento foi realizado no auditório da faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo durante todo o dia.
 
De acordo com o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar e coordenador das sistematizações na região de Passo Fundo, Luiz Ataides Jacobsen, o Seminário visou partilhar os resultados com todas as pessoas envolvidas. “Pensamos em estabelecer um diálogo em torno das ações, de tal forma que possamos melhorá-las, se for adequado, ou incorporá-las, se convergentes com o desenvolvimento sustentável”, explicou.
 
Na oportunidade, a gerente estadual de Planejamento da Emater/RS-Ascar e coordenadora estadual das Sistematizações de Experiências, Córdula Eckert, falou sobre os critérios para a escolha das experiências, que deveriam estar entre os eixos prioritários: Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na produção sustentável, organização econômica, inclusão social e produtiva, ambientalização no desenvolvimento rural, execução de políticas públicas e planejamento.
 
Em todo o Estado, foram sistematizadas 74 experiências que estão sendo apresentadas nos seminários regionais. No mês de dezembro, dias 5 e 6, haverá o 4º Seminário Estadual de Sistematização de Experiências. “A expectativa é que os atores envolvidos aprendam com as sistematizações e melhorem ainda mais essa experiência. Queremos socializar as informações para divulgar e estimular novos desafios. Uma das características dessas sistematizações é o olhar do protagonista, de quem viveu a experiência”, avaliou Córdula.
 
As experiências apresentadas foram: tecnologia inovadora de adaptação de máquinas para plantio de mudas de pastagens perenes, do município de Caseiros; enfrentamento da pobreza na comunidade da Raia, município de Maximiliano de Almeida; produção de mudas utilizando o sistema floating e implantação de pastagens perenes, município de Coqueiros do Sul; criação da Cooperativa Lagoense de Agricultura Familiar, de Lagoa Vermelha; e emancipação social e econômica do grupo de mulheres artesãs, de Muliterno. Também foram apresentadas as experiências regionais da Mostra Regional de Vinho Artesanal, que envolve 12 municípios, a evolução da qualidade do trigo no RS, e o simulador da estimativa da margem de contribuição das culturas de grãos, que está disponível no site da Cotrijal. As apresentações foram feitas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e pelos próprios beneficiados com as atividades. 
 
Na opinião do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmir Dartora, que acompanhou o Seminário em Passo Fundo, é importante dispor de tempo para pensar e refletir sobre o que tem sido feito. “O resgate, a escrita, o registro, é isso que vai ficar da realização dos nossos trabalhos e, principalmente, dos atores envolvidos”, avaliou Dartora, ao salientar a importância do processo de sistematização. “Deveríamos dar mais tempo para esse processo”, finalizou.

Para o técnico da Embrapa Trigo, Jorge Cerbaro, a iniciativa é admirável. “Estou feliz em ter participado, pois vi diferentes iniciativas, mas todas compartilhadas. Parabéns pelo trabalho, porque precisamos sistematizar, sim, pois o que está escrito fica para a eternidade, as pessoas vão ler e refletir”, avaliou. O coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Coopeativismo, Darci Preto, parabenizou o grupo pela iniciativa e frisou a importância do registro das atividades.
 
Na avaliação da gerente de Planejamento da Emater/RS-Ascar, Córdula Eckert, a sistematização é um processo que não finda ao elaborar o texto, “precisa ser sempre revista e repensada”. Ela ressaltou a importância das parcerias em todas as experiências apresentadas e o envolvimento dos atores. “Tem que haver a congregação de esforços dos envolvidos, além do empoderamento e da autonomia das famílias com as quais nós trabalhamos, para que a continuidade dos trabalhos não dependa dos extensionistas. Estou feliz por ter visto isso aqui as experiências apresentadas”, ressaltou. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Jorge Buffon, destacou a dificuldade de transcrever os trabalhos realizados. “O processo é muito mais rico do que se consegue colocar no papel”, disse. Buffon também falou que o processo se diferencia e se torna mais fácil quando se tem políticas públicas que servem como ferramentas para avançar, como vem acontecendo, em especial no fortalecimento da Assistência Técnica e Social pública e da agricultura familiar.  
 
 
 
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Comentários