Vinhos de Farroupilha em análise

IMG_5472_1440x1080.jpgA análise sensorial da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve início nesta terça-feira, 1º de outubro. Até quinta-feira, 3, as 163 amostras inscritas na edição serão avaliadas em seus aspectos visuais, olfativos e gustativos. Os trabalhos estão sendo desempenhados por grupo com mais de 30 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio.
    As amostras foram inscritas por dez vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva.  Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada desde a primeira edição uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região. 
   O presidente do Conselho Técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, que integra o grupo de degustadores, revela que os produtos em geral têm apresentado expressiva evolução em seus perfis qualitativos a cada edição, com patamar que eleva a expectativa dos avaliadores. No primeiro dia de degustação foram avaliados vinhos de mesa e sucos de uva. Sobre os primeiros, Taffarel destaca a homogeneidade das amostras em relação ao ponto de vista qualitativo, enquanto que os sucos de uva surpreenderam pela alta tendência a medalhas de ouro apresentada pelas amostras, sendo que mais da metade dos produtos inscritos nessa categoria deve superar os 88 pontos. Nesta quarta, são avaliados os espumantes brut e os vinhos  finos. O último dia de análises, a quinta-feira, fica reservada para a degustação das amostras moscatéis, que incluem vinhos, espumantes e frisantes.
    Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    A revelação dos vencedores ocorre no dia 23 de  novembro, em jantar-baile, no clube Santa Rita.
    A promoção da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
    Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, LNF Latino Americana, Metagraf e Metaflex Embalagens,  Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Comentários