Audiência pública sobre mão de obra mobiliza entidades

As Federações dos Trabalhadores e da Agricultura nos três estados do Sul, juntamente com a Afubra, estiveram reunidas hoje (7) na sede da Fetag-RS, em Porto Alegre, para se preparar para audiência pública na Câmara dos Deputados, com a presença do Ministério do Trabalho e Emprego, no dia 14 de novembro, sobre os aspectos legais da mão de obra na cultura do tabaco. O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que hoje em dia existe um grupo de assalariados, que trabalha como diaristas, nas mais diversas culturas, e não têm carteira assinada. Recentemente, o ministério fez uma fiscalização em Venâncio Aires em lavouras fumageiras.
Joel explica que dois pontos preocupam a Fetag: o trabalhador está desamparado em todas as questões trabalhistas e aqueles que estão contratando essa mão de obra fria por ser ilegal. Ao mesmo tempo, existe um projeto de lei tramitando na Câmara Federal, nº 7.279/2010, que já foi aprovado no Senado. Ele legaliza a contratação de mão de obra em até dois dias por semana em um mesmo proprietário, desde que receba o valor da diária no mesmo dia.
A Fetag, juntamente com os assessores jurídicos das demais entidades, fez alguns ajustes para melhorar o referido projeto, cuja relatora, deputada Sandra Rosado, fez duas emendas: reduz para um dia/semana e iguala a diarista doméstica, ou seja, ao invés de recolher 20% à Previdência Social, desconte 5%. “Então, contrariamos a primeira emenda, isto é, que permaneça os dois dias e que o índice da doméstica seja estendido ao assalariado rural. Com isso, acreditamos que vamos tirar da ilegalidade o trabalhador rural e ainda estamos dando uma condição de seguridade social retirando-o da informalidade”, justifica.
Por outro lado, continua Joel, aqueles que contratam mão de obra por 30-60-90 dias, mas que às vezes não trabalham todo esse tempo, vamos reivindicar uma mudança na legislação do contrato de trabalho, que hoje é corrido e possa ser descontínuo. “Um novo contrato só é possível após seis meses”, observa.
PREÇOS DO TABACO

Em relação à definição de data para reunião de negociação de preços do tabaco da safra 2013/14 com as indústrias, Joel informa que será proposto os dias 5 e 6 de dezembro na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. Em função de ser um ano normal, Joel acredita que os valores possam ser fechados já na primeira rodada.

Comentários