Produção de leite aproxima produtor de práticas inovadoras

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS reúne as demais Unidades de pesquisa da Embrapa no Estado do RS, neste dia 5 (terça-feira), que dedicam-se com trabalhos de pesquisa voltados à produção de leite para efetivar a realização de um tradicional Dia de Campo sobre Produção de Leite, nas dependências da base física chamada Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão, no Campus Universitário da UFPel. O evento é feito em parceria com a Emater/RS-Ascar, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e com as cooperativas Coopar, de São Lourenço do Sul, e Cosulati, de Pelotas. O dia de campo congrega caravanas de produtores de diversas regiões do Estado. É aberto aos produtores de leite em geral e não tem valor de inscrição para participar do evento. A intenção é mostrar o que há de mais novo na pesquisa em produção leiteira de forma a aproximar o produtor das inovações tecnológicas, ou ainda,  incentivar a adoção de rotinas e conceitos. A Embrapa Trigo, Pecuária Sul e Gado de Leite participam da programação.
A abertura está marcada para às 8h30, iniciando as estações 1 e 2 paralelamente, às 9h30. A primeira vai tratar da importância do Controle leiteiro e  vai apresentar a possibilidade de manejo na criação de animais de leite respeitando o bem-estar animal como destaques nesta edição. A estação 2, vai concentrar as alternativas de forrageiras para produção do rebanho leiteiro, assim como, aquelas destinadas ao inverno, período de escassez alimentar. Além disso, os especialistas vão dar dicas de como garantir qualidade na oferta de forrageiras ao adquirir sementes também de qualidade.
A parte da tarde será reservada à necessidade de atualização nas técnicas de reprodução, como se faz a seleção de novilhas da raça Jersey, como se trabalha no melhoramento genético em búfalos com dupla aptidão (carne e leite) e como se dão os sistemas pastoris de produção de leite. A última estação do Dia de Campo é sobre manejo do sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF) na produção de leite.

Destaque para sistemas de criação de terneiras
Durante o evento em uma das estações será tratado a temática do conforto animal. A Embrapa vai apresentar uma técnica de criação, que foi iniciada recentemente e que não há resultados finais. "Mas  que tem chamado a atenção pela condição das terneiras", fala o pesquisador Jorge Schafhauser Júnior. O pesquisador pretende demonstrar uma comparação entre um sistema de criação individualizado das terneiras com vantagens e limitações, assim como, a nova técnica de criação de terneiras no sistema coletivo. "No manejo coletivo as principais vantagens são a otimização das condições de bem- estar dos animais, eficiência e manejo de alimentação, liberdade para o animal expressar o comportamento natural e condições de interações sociais mais precoces, que podem possibilitar a hierarquia de grupo ainda na fase de aleitamento e, além disso, promover o estímulo ao consumo tanto de pasto quanto de concentrado, em função do grupo", explicou. Jorge fala que há algumas desvantagens desse manejo como a área física destinada ao lote de manejo, que irá depender do número de animais e das condições gradativas de pastejo, do grau de desafio e disseminação das enfermidades, e não menos importante, a dificuldade na mensuração individualizada do consumo de concentrado, que é um dos principais critérios utilizados para a decisão sobre o desaleitamento dos animais.
Esta é uma das novidades do Dia de Campo que a Embrapa está colocando à disposição do setor de produção.

Comentários