40 Ano da Cooprado

Em 20 de janeiro de 1974 era fundada a Cooperativa Agroindustrial Pradense (Cooprado). Para celebrar os 40 anos do seu nascimento, na manhã do último domingo, 19 de janeiro, uma celebração religiosa na Igreja Matriz foi realizada e presidida pelo Bispo de Juína, Dom Neri Tondello.   Famílias associadas e  convidados  participaram da missa que prestou homenagens  a diversas pessoas que trabalharam pela fundação entre elas  o Pe. João Bosco Schio e o primeiro presidente da instituição, Lino Celso Zaccani.

História: A constituição da COOPRADO
Secagem do trigo na Praça Garibaldi
Corte da fita Inaugural
A assembléia geral de constituição da Cooperativa Agropecuária Pradense foi coordenada por Valner José Borges e secretariada por Ernesto Flores da Silva Neto, que lavrou a ata número um da entidade. Segundo descreve o documento, “foi lido, explicado e debatido artigo por artigo do projeto de estatuto da sociedade e, posto em votação, aprovado pelo voto por aclamação dos associados fundadores.

O senhor coordenador suspendeu então por 15 minutos os trabalhos para a adoção das providências que conduziram à eleição da primeira diretoria. Prosseguindo, todos foram empossados em seus cargos e o presidente do Conselho de Administração declarou constituída, de então para o futuro, a Cooperativa Agropecuária Pradense”.

Mas tudo isso deu-se  graças ao trabalho do Pe. Schio que mobilizou os jovens e os produtores, vistas as dificuldades pelas quais passavam para secar o trigo e a soja.  “Conclusão de que os colonos passavam por uma grave crise econômica, causada por dois problemas principais: a falta de diversificação de culturas e a dificuldade de comercialização dos produtos”, relatou  Schio. “Os agricultores produziam, mas não vendiam, então viu-se que a comercialização devia ser feita em conjunto”.
Abertura da Viníola 
Construção das pipas 
A necessidade de estocagem, industrialização e comercialização de produtos foram definindo as prioridades de investimento da Cooperativa ao longo do tempo. Após a construção do pavilhão para armazenagem de cereais, a Cooperativa começa a investir em outros segmentos produtivos. Já na segunda Assembléia Geral Ordinária - realizada em 2 de março de 1975 - decidiu-se pela ampliação do secador e pela aquisição de uma balança de pesagem de cargas com capacidade para 30 mil quilos, que serviu a entidade até 2003. Os investimentos foram viabilizados por empréstimos da ordem de Cr$ 800 mil junto ao Banco do Brasil.
A cooperativa atualmente

Atualmente, a instalações da Cooperativa compreendem um prédio onde opera o setor administrativo e funciona a loja de insumos e implementos agropecuários e um complexo agroindustrial de mais de 44 mil metros quadrados, com 9.650 m2 de área construída, onde funcionam a vinícola, a secagem e armazenamento de cereais, o recebimento e resfriamento do leite e a estocagem, seleção e expedição de frutas. Cerca de 50 funcionários atuam na Cooperativa exercendo funções nas áreas administrativa, comercial e técnica, direcionadas a atender as demandas dos 1700 associados de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul.



Comentários