MDA leva agricultores familiares para a Festa da Uva

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa da 30ª edição da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS), com apoio a agricultores familiares, ao mesmo tempo em que leva as políticas públicas do Governo Federal voltadas a esse público. A Festa, que será realizada entre os dias 20 de fevereiro e 9 de março, com a 24ª Feira Agroindustrial, traz algo inédito: o MDA levará agricultores de outras regiões do País, para expor seus produtos no evento.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, mais de 20 mil famílias de agricultores produzem uva no Brasil, seja para a venda in natura, ou para fornecimento de matéria-prima para a produção de sucos, vinhos e derivados. “São agricultores familiares importantes para a economia, 90% deles estão localizados na Serra Gaúcha. Essa festa celebra não só essa economia, mas, também, a identidade histórica e cultural do evento”, afirma.
A Festa da Uva começou em 1931 com um pequeno espaço de exposição de uvas e produtos coloniais para celebrar a colheita da fruta, que ocorre em fevereiro. Além da tradicional participação dos agricultores, o evento, que ocorre de dois em dois anos, conta com exposições de caminhões, ônibus e tratores que são produzidos por empresas caxienses.
Espaço MDA
Nesta edição, o MDA ocupará uma área de aproximadamente mil metros quadrados. O espaço Mais Alimentos, por exemplo, terá 180 m²; o Talentos do Brasil Moda vai ocupar 90 m²; e o Talentos do Brasil Rural terá três estandes de 9 m², cada um. Haverá, ainda, o espaço Agroindústria.
Talentos do Brasil
As peças artesanais feitas com matéria-prima da rica biodiversidade brasileira ganham espaço na festa este ano. Participarão 12 grupos produtivos do Talentos do Brasil Moda e três agroindústrias do Talentos do Brasil Rural. Os estandes, com montagem diferenciada, valorizam a diversidade dos produtos e o uso sustentável da matéria-prima. Já as agroindústrias mostrarão alimentos característicos dos biomas Caatinga (cooperativa Coopercuc), Amazônia (Cooperacre) e a cadeia do café (Coopfam - café gourmet).
Agroindústria
O local das agroindústrias vai contar com exposição de produtos de 66 empreendimentos do Rio Grande do Sul, Acre, Minas Gerais e Bahia. São produtos que vão desde o artesanato, como cestas, chapéus e peças decorativas, até alimentos, como rapadura, geleias, sucos, queijos e salames entre outros.
Mais Alimentos
O espaço do Programa Mais Alimentos será no pavilhão principal do evento e terá a missão de orientar o agricultor familiar a acessar o credito do Pronaf Mais Alimentos. O estande traz novidades como a exibição de produtos de quatro empresas associadas ao programa.

Comentários