Fetag debate reforma agrária

A Comissão Estadual de Política Agrária da Fetag realiza nos dias 12 e 13 de março o Seminário de Reforma Agrária da Fetag, em seu auditório, a partir das 9h, em Porto Alegre. Ele é destinado a integrantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), assessores, coordenadores das regionais, dirigentes e lideranças sindicais. Conforme Josiane Einloft, 1ª secretária da Fetag, o seminário tem por objetivo debater o envolvimento do MSTTR na reforma agrária, além de propor e construir metas e ações para a efetivação de assentamentos de agricultores familiares.
No painel de abertura participam o secretário Ivar Pavan, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e o superintendente regional do Incra, Roberto Ramos. Pavan vai falar sobre A Política de Reforma Agrária do Governo Estadual, com ênfase na legislação estadual, a realidade dos assentamentos, número de assentados, quantidade de hectares e famílias. Ramos enfocará a legislação federal, expropriação-compra, lotes vagos e seleção de beneficiários/assentados, bem como a disponibilidade de recursos.
À tarde, as atividades iniciam com o painel A Luta do MSTTR pela Terra e um Balanço da Reforma Agrária, com Nicinha Porto, da Contag, e O professor Alisson Zarnott, da Universidade Federal de Santa Maria, falará sobre os Impactos da Realidade e das Dificuldades do Programa de Reforma Agrária.
Na quinta-feira, às 8h30min, o professor Wellington Zanini, do Instituto Federal de Sertão, abre as atividades com o painel Mudanças Estruturais Passam por Reforma Agrária. Em seguida, estão programados grupos de trabalho sobre diversos temas, entre eles: mudança na legislação atual; modelo de luta e pressão pela reforma agrária; escolha de áreas; formação para os agricultores assentados, ATER, comercialização e habitação. Ainda será siscutida a pauta do Grito da Terra Brasil 2014 e a elaboração de documento a ser entregue ao governo federal.

Comentários