Calendário Biodinâmico será apresentando em Nova Roma do Sul no dia 18 de março

Todos os agri
Foto reprodução/ Divulgação
cultores de Nova Roma do Sul estão convidados a participar da apresentação do Calendário Biodinâmico que será ministrada pelo Tecnólogo em Horticultura Vitor Baldasso. A palestra organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o Centro Ecológico de Ipê e Escritório Municipal da Emater/RS será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal, das 9hs às 16hs, dia 18 de março. 

            Uma parcela de produtores da Agricultura Familiar da Serra Gaúcha realizam suas atividades agrícolas baseadas no Calendário Astronômico Biodinâmico. Esse calendário foi criado na Europa, em 1924, pelo filósofo Rudolf Stainer, o fundador da Agricultura Biodinâmica, que é uma das vertentes da Agricultura Ecológica. O Calendário Astronômico é publicado anulamente e distribuído no Brasil pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica de Botucatu/SP. 
           Com a interpretação do calendário pode-se criar uma conexão com as forças de origem cósmica da natureza, alcançando o equilíbrio na relação do homem com o solo, planta e o Universo. De acordo com o calendário existem dias e horas específicos para realizar qualquer prática. Orienta desde a aração do solo, para estimular ou não a germinação de sementes de espécies invasoras e a roçada do mato e pastagens para estimular a rebrota mais lenta ou mais rápida e vigorosa. Nas hortaliças é possível realizar todas as etapas do ciclo das plantas desde a semeadura, transplante, adubação e colheita. Obtendo melhores qualidades de sanidade, sabor, cor e resistência.
            No cultivo das videiras, há dias específicos recomendados para plantar as mudas, fazer os raleios, desfolha, poda, enxerto e colheita da uva. Essas indicações proporcionam sucos, vinhos e hortaliças com sabores puros e únicos, através da interação das forças dos cosmos com a Terra. Neste sentido, o produtor harmoniza com o cosmos o sistema produtivo de sua propriedade. Existem alguns dias do mês que acontecem Eclipses e posições de “nós da lua”, planetas e constelações. Esse quadro é desfavorável para qualquer atividade, sob o risco de termos prejuízos em doenças e menor produção e tempo de conservação dos alimentos. 
            A aplicação do calendário terá bons resultados em solos vivos, ou seja, aqueles que não recebem aplicação de agrotóxicos. Para esta tecnologia é importante desenvolver a atividade do solo com adubação verde, compostos orgânicos e rotação de culturas. 
            Novidade! O calendário 2014 é em formato de agenda com 200 páginas e para adquiri-lo basta acessar o link: http://www.biodinamica.org.br

Comentários