Governador reúne-se em Vacaria com produtores de maçã

Durante Interiorização de Governo realizada nesta sexta-feira (11) em Vacaria, o governador Tarso Genro foi recebido com um jantar por produtores de maçã da região dos Campos de Cima da Serra. O setor renegociou com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) 105 contratos, além do montante de R$ 74,5 milhões em operações. O município de Vacaria é considerado a capital nacional da maçã.
"Gostaria de anunciar que estamos na iminência de ter a maior safra da história do Rio Grande do Sul, com 27,9 milhões de toneladas. Devemos manter a unidade e as redes de desenvolvimento que recuperam estruturas, qualificam e tiram nossos técnicos de uma situação de arrocho salarial. Trabalho com todos os prefeitos acima de qualquer identidade partidária, realizamos ações articuladas e tenho certeza que o bem e o interesse público devem estar acima de qualquer processo. O crescimento vem de baixo para cima, vem da base", afirmou Tarso. Antes do jantar, o governador descerrou um painel de imagens da colheita da maçã no município.

O chefe do Executivo também falou sobre o início da renegociação da dívida dos Estados com a União e da liberação de recursos no valor de R$ 407 milhões pela presidente Dilma Rousseff para a barragem de São Sepé: "Nós assumimos riscos para o desenvolvimento do Estado. A renegociação da dívida servirá de exemplo para todo o país e hoje estamos com 99% do caminho andado".

"Queremos agregar valor a nossa produção, aumentando o retorno de venda para os produtores. Temos que trabalhar para que o homem continue no campo, dando acesso à linhas de crédito. O trabalho conjunto, quando focado, reflete na safra", disse o presidente da associação de produtores de maçã, Leandro Bortoluz. Que agradeceu o apoio do governador e sua equipe ao setor.

O BRDE foi protagonista na elaboração e articulação de ações junto a instituições como o Ministério da Fazenda, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco Central e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES). "O banco é um dos principais investidores do setor. Estamos aqui para festejar a certeza de que este setor vencerá ainda mais e terá cada vez mais espaço no Estado e país", declarou o diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann.

Tradicionalmente, os principais Estados produtores são Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo responsáveis por 98% da produção nacional de maçã. Acompanharam o governador os secretários de Agricultura, Claudio Fioreze, do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, e o presidente da Fundação Estadual de Pesquisa e Agropecuária (Fepagro), Danilo dos Santos.

Comentários