Quadro do Bom Pastor será mantido e moldurado em vidro


Exibindo WP_20140424_011.jpg
Foto: Marilita Calgaro Scapinelo
A dúvida se o quadro do Bom Pastor da Casa Paroquial de Antônio Prado permanece como está ou se será modificado ou tirado,  gerou a convocação por parte da Câmara de Vereadores da comunidade para a realização de uma audiência pública no final da tarde de quinta-feira, 24 de abril. Realizada na sala de sessões da casa legislativa, o encontro contou com a presença de dezenas de pessoas, entre elas, o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Padre Décio, o arquiteto responsável pelo projeto da reforma da casa,  Jederson Miotti, representantes de movimentos  católicos,  do conselho municipal de cultura e vereadores.
Exibindo WP_20140424_002.jpgExibindo WP_20140424_007.jpgA audiência presidida pelo Vereador Rodrigo Cordeiro(PMDB) durou cerca de uma hora. Este questionou o sacerdote sobre a permanência do quadro.  Devido ao pouco tempo em que o Padre está na cidade, limitou-se a responder que o mesmo permaneceria e que demais perguntas somente os responsáveis técnicos poderiam responder. Desta forma, o arquiteto Miotti apresentou o projeto, explicando que no primeiro  plano  os Padres da época, João Panazzolo e José Mussoi, solicitaram o projeto sem o quadro, isto em 2006. “Mas o Padre  Moacir Pauletti ao retomar o  projeto, atendeu a solicitação da comunidade e requisitou  mudança contemplando a permanência do quadro. Enviado o projeto com as modificações ao IPHAN o mesmo foi aprovado e será mantido o Bom Pastor sem modificar sua mensagem”, explicou.
Questionado sobre como ficará a impermeabilização do quadro para que não haja infiltração, pois se ocorrer provocaria o descolamento dos azulejos. Miotti informou que: “O quadro recebeu uma cortina de concreto para melhor fixação a estrutura do prédio,  bem como, receberá uma proteção ao redor para evitar a entrada de água e ficará moldurado em vidro”. Ele também explicou que a retirada de peças na parte superior, na lateral e na borda inferior foram necessárias visto que algumas já haviam caído e para melhor enquadramento. “As peças tiradas foram guardadas e serão mantidas como reservas técnicas. Por quê? Como sabem na época da construção da casa não se usava cimento e o material usado é frágil. Com o tempo poderá ocorrer quedas de outras, com as guardadas podemos repor, não de forma exata, mas pelo menos até que a definitiva seja produzida.”
Aproveitando a oportunidade, Miotti apresentou todo o projeto de mudança que iniciou com a construção de um anexo à casa paroquial, que segue com a reforma desta, e seguiria com a construção de um passeio público no entorno da igreja, construção de espaços externos para oração e ambientes de descansos.
Os presentes saíram satisfeitos com a afirmação da permanência do quadro do Bom Pastor. 

Marilita Calgaro Scapinelo 

Comentários