Atenção: Presidente Dilma veta Projeto de Lei que acabava com o emplacamento dos Tratores.

Foto: Ilustrativa Internet
Está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14 de maio,  o veto  da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que acaba  com o emplacamento e licenciamento  obrigatório de veículos rurais.  Ainda há esperança, pois com o veto presidencial o projeto voltará para o Congresso Nacional. Mas isso não tira a indignação dos agricultores e seus representantes sindicais,  e nem mesmo do autor do projeto, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS),  que afirmou via mídia social que “o governo não tem compromisso com o produtor rural”.

“Povo brasileiro, não  esqueça, a presidente Dilma vetou o projeto que acaba com o emplacamento de tratores. O governo reafirma não ter nenhum compromisso com a agricultura. Apenas quer meter a mão no bolso do produtor, atuando como sócio sem nunca ter plantado nada”, declarou via Twitter.

O preço médio do emplacamento para os veículos de uso rural é estimado entre R$ 500 e R$ 1 mil por máquina, o que pode aumentar de acordo com o valor do maquinário.
 Alceu  Moreira também reiterou que 98% da vida útil das máquinas agrícolas é dentro das propriedades, ou seja,  cobrar de colheitadeiras ou tratores o mesmo que para os carros de passeio é incompreensível.

Quanto à volta  do projeto para nova votação no Congresso, Moreira afirma que na Câmara “certamente” será derrubado o veto, mas não pode afirma o mesmo no Senado. 

Marilita Calgaro Scapinelo


Comentários