Aprovada e promulgada PEC que beneficia as APAES

Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa aprovou na últiam terça-feira, 24 de junho, por 48 votos favoráveis e nenhum contrário, em 2º turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 227/2013), do deputado Adolfo Brito (PP) e outros 34 parlamentares, que altera a redação do artigo 214 da Constituição Estadual.  
A informação foi dada pelo deputado Brito que vinha trabalhando a matéria, com seus colegas de parlamento, desde outubro de 2013, quando a PEC foi protocolada na Assembleia Legislativa Gaúcha.

Adolfo Brito lembrou, também, que no primeiro turno, em 29 de abril, a PEC  227 havia sido aprovada por 49 votos favoráveis e nenhum contrário.
O parlamentar progressista informou, ainda, que ato contínuo  ao encerramento do processo de apreciação e votação,  de forma inédita, a PEC foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sosella, e demais integrantes da Mesa Diretora.   "Agora, o Estado do Rio Grande do Sul terá que garantir educação especial às pessoas com deficiência, em qualquer idade (crianças, jovens, adultos e idosos) " , disse Brito .

Conforme  Adolfo Brito,  com a aprovação do projeto, está garantida, também, a implantação de programas do Governo do Estado, para formação, qualificação e inserção ao trabalho, dos portadores de deficiência. O executivo estadual terá que complementar o atendimento educacional, através de convênios com entidades mantenedoras de escolas que ofertem educação básica na modalidade educação especial, com igualdade da oferta educacional especial, observado o disposto no artigo 213 da Constituição Federal , além de fazer - todos os anos - constar no Orçamento Estadual, a indicação dos recursos financeiros necessários para apoiar as entidades mantenedoras para atingir os objetivos, inclusive despesas de custeio, conforme o número de alunos.  

Serão beneficiadas as 208 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de todo o Estado (APAES), que contemplam 454 municípios, e que prestam atendimento, mensalmente, a 20 mil pessoas.

"A aprovação da PEC 227, pelo seu siginificado e amplitude, ao completar 20 anos de Assembleia, consideramos que esse é o maior presente que poderia receber nesse tempo todo de atuação no Parlamento Gaúcho e, com  certeza, um dos projetos mais importantes já votados nesta Casa", finaliza Brito.
 Agradecimentos
Na sessão plenária de hoje à tarde, Brito recebeu um documento escrito pelos alunos da Escola Especial Professora Cassandra Fritscher – APAE de Taquara, como forma de agradecimento pela luta do parlamentar progressista em prol dos alunos, professores, funcionários e dirigentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul.

O Presidente da Federação das APAES no Rio Grande do Sul, Luiz Alberto Maioli, agradeceu o importante apoio do parlamentar progressista na defesa de recursos financeiros para as entidades no Estado, devido à grande dificuldade que algumas APAES estão enfrentando nesse momento. Segundo Maioli, a aprovação da PEC das APAES, mostra, mais uma vez, a habilidade política de Adolfo Brito na defesa de uma causa tão nobre.

 Para o presidente da APAE de  Agudo , Silvio Inticher,  "o deputado Adolfo Brito é de fundamental importância para as APAES, pois é o nosso elo de ligação junto ao Governo- Estadual e Federal- em todas as questões de relevante importância. Agora mais do que nunca com relação a PEC das APAES, o apoio do Deputado Adolfo Brito é a voz de toda a família apaeana junto ao Governo, nos defendendo e lutando por nós " . “É o amigo que precisamos na linha de frente”, finaliza.

Igualmente o presidente da APAE de Sobradinho, Olil Weber, parabenizou o parlamentar progressista por levar ao conhecimento de toda a comunidade gaúcha e brasileira a difícil situação em que se encontram as APAES.
fonte: Assessoria do Deputado Adolfo Brito

Comentários