De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, o grupo de mulheres foi constituído há um ano pela Secretaria da Saúde. “Incentivamos o nascimento e a organização desde e de outros grupos, pois além de ser uma atividade terapêutica, é uma oportunidade de encontro entre amigas”, enfatizou a Secretária.
Neste mês de junho o assunto refletido foi “Depressão, uma doença que afeta mais do que a alma”. De acordo com a palestrante da noite, Dra. Yanelis Escalona Oria, “a depressão, também chamada de transtorno depressivo maior, é uma doença multifatorial e está afetando milhares de pessoas no mundo inteiro, não importando a idade ou a classe social”, explicou ela.
Segundo a médica, muitas pessoas possuem esse quadro clínico, mas desconhecem ou não procuram ajuda médica especializada, apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. A doença se caracteriza pela perda de prazer nas atividades diárias, provoca alterações cognitivas, diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, tomar decisões, além de apresentar alterações no sono e apetite, retraimento social, ideação suicida, entre outros sintomas.
Comentários
Postar um comentário