XV Jornada da Viticultura Gaúcha debate qualidade da uva e mudanças na legislação

Programação inclui mesa redonda com o tema Como transformar trabalho em matéria-prima de qualidade e informações sobre o decreto da Lei do Vinho         
Produção de uvas no Vale dos Vinhedos. Foto: Divulgação
No ano eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), juntamente com outras entidades da cadeia produtiva da uva e do vinho, promove a XV Jornada da Viticultura Gaúcha. Esclarecimentos sobre o decreto da Lei do Vinho e seus impactos na produção, a necessidade de reforço da fiscalização sobre a aferição do índice glucométrico (teor de açúcar) e a importância de assistência técnica aos agricultores são alguns itens da pauta. Um dos destaques é a mesa redonda, com o tema "Como transformar trabalho em matéria-prima de qualidade". O evento será realizado no dia 3 de julho, em Flores da Cunha, e envolve outros 12 municípios da região.
O encontro é voltado a agricultores, indústrias, cooperativas, enólogos, agrônomos e pesquisadores. O presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, orienta que os produtores devem reservar tempo para planejar o futuro dos negócios. "Estamos com faixa etária disposta a trabalhar no interior a partir de 50 anos. Quem vai manter as propriedades? Temos que pensar no futuro", reforça.
O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, indica a Jornada da Viticultura como um dos eventos mais importantes do ramo, pois trata de temas fundamentais para garantir a qualidade da uva, e, portanto, a sustentabilidade do setor. "Daremos ênfase à agricultura familiar, que abrange mais de 80% da produção de uva na nossa região, e às mudanças estabelecidas com o decreto da Lei do Vinho", diz.
Além do Ibravin, a XV Jornada da Viticultura Gaúcha é promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha, Emater/RS, Prefeitura de Flores da Cunha, Comissão Interestadual da Uva e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS).
Os municípios com viticultores mobilizados para participação são Anta Gorda, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Dois Lajeados, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Roma do Sul, São Marcos, São Valentin e Veranópolis. Nestas cidades os interessados podem buscar mais informações junto aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Para esta edição são esperadas mais de 500 pessoas.
O credenciamento será às 08h30 e o encerramento, às 16h. O café da manhã e o almoço serão servidos no salão paroquial de Flores da Cunha, mesmo local do evento. As duas refeições terão o custo de R$ 28 por participante.           
Serviço:
XV Jornada da Viticultura Gaúcha   
Data: 
03 de julho                 
Horário: das 08h30 às 16h                           
Local: 
Salão Paroquial de Flores da Cunha: Rua Frei Eugênio, 414 - Centro.        
Entidades apoiadoras:             
Associação Brasileira das Indústrias do Suco de Uva (ASBRASUCO)              
Associação Gaúcha de Vinicultores  (Agavi)                    
Câmara de Vereadores de Flores da Cunha       
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)              
Embrapa Uva e Vinho              
Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fecovinho)                         
Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa-RS)                            
Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS)            
Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS)                       
União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra)


Fonte: Ibravin

Comentários