Antônio Prado: Comunidades do Interior recebem orientação da Vigilância Sanitária

 
Foto: Divulgação 
A Prefeitura de Antônio Prado, através do Setor de Vigilância Sanitária (VISA), vem desenvolvendo um trabalho de orientação e adequações sanitárias nas Capelas do Interior. O objetivo é a promoção da segurança alimentar e preservação da boa qualidade dos alimentos ofertados nos eventos e festas comunitárias.
    De acordo com a Secretária da Saúde, Celica Vebber, a equipe técnica da Vigilância Sanitária, já fiscalizou 27 capelas. O trabalho que começou em abril deste ano, será concluido após a visitação das 33 comunidades. “A visita in loco tem caráter educativo e não punitivo. Fabriqueiros, festeiros e a comunidade são orientados sobre normas, leis e exigências legais". Também foram entregues materiais educativos como folders, cartilhas e cartazes que subsidiam nas melhorias da Capela.
    A fiscal sanitária, Lisete Olga Spagnolo, explica que a segurança alimentar passa pela observância das boas práticas sanitárias, antes e durante o preparo da festa. Independente da realidade de cada Capela, alguns requisitos são prioritários como a água tratada, mercadorias com procedência, alimentos refrigerados adequadamente, boas práticas dos manipuladores e uma higienização das instalações, utensílios, móveis e equipamentos, diz Lisete.
    As ações de Vigilância Sanitária devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população. Além disso, deve intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Comentários