Tecnologia trás conforto e segurança para os Motoristas

“Minha vida é andar por esse país...” A música, “Vida de Viajante” do cantor Luiz Gonzaga resume o dia a dia dos profissionais da estrada.  Claro que, na época em que foi lançada a realidade era dos caminhões com marcha manual, com pedal de embreagem, e sem direção hidráulica.
Eduardo: “Tecnologia facilitou muito o trabalho”.
Foto: Arquivo Pessoal 
 Mas a comodidade, a tranquilidade veio com a evolução tecnológica, que invadiu as cabines dos caminhões, e na sua maioria, os produzidos hoje são com motores eletrônicos. Com eles vieram a checagem de falhas, rastreadores, sensores, computador de bordo, piloto automático e mais uma série de facilidades para o motorista que, segundo alguns especialistas, em poucos anos irá transportar um escritório, dentro de seu caminhão, além de sua carga. Por isso, estar atento e se manter atualizado é, na prática, obrigatório para quem quiser continuar na briga por uma carga e um bom frete.
O caminhoneiro Gilmar  Roberto  Lovison,  53 anos, 34 de profissão,  passou pela fase de  transição dos caminhões manuais para os eletrônicos. Ele lembra bem como era cansativa  a lida na estrada, mas com a chegada dos  propulsores eletrônicos  tudo começou a mudar. “Hoje é mais tranquilo. Claro que a prática ajuda muito, mas quem não teve contato com a informática, sente dificuldade em lidar com tanta tecnologia, mas está é um sonho, nem precisa melhorar”, diz o carreteiro que há seis trabalha com um eletrônico.
Elizete, Gilmar e Eduardo em frente o Volvo FH 540
recentemente adquirido. Foto: Arquivo Pessoal
 Nos caminhões que saem da fábrica atualmente dispensam aquela inspeção diária, como nível de óleo do motor, óleo lubrificante, nível de água, pois tudo é realizado pelo painel, digitando algumas teclas. O exercício de descer do veículo, levantar a tampa do motor e puxar a vareta, foi praticamente extinto. “A tecnologia facilitou muito. Se há problema, o computador emite um alerta,” diz o jovem profissional Eduardo Lovison, 21, que a quatro meses viaja pelas rodovias do sul, sudeste e centro oeste  com um FH 540. Segundo ele, a facilidade que hoje a tecnologia dá ao profissional do volante somou na decisão de seguir os passos do pai, Gilmar. “Se não fosse um caminhão assim, não iria para a estrada. Cansa muito”, afirma Eduardo que pretende dar uma parada de uma semana no final deste ano para realizar um curso de formação no Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor) em Vacaria.  “O curso irá me mostrar como utilizar mais a tecnologia oferecida e facilitar ainda mais o trabalho na direção”, conclui.
Piloto Automático

Monitoramento de Troca de Faixa de Rodagem 



A tecnologia que embarcou nos caminhões:
Sensores;
- Sensor automático de chuva;
-Sensor de ponto sego;
 -Computador a bordo com GPS, conectividade a internet;
- Cambio Automático;
- Bafômetro (Alguns modelos);
- Controlador de estabilidade;
- Suspensão inteligente;
- Sistema de alerta de troca de faixa de rodagem;
-Luzes auxiliares de conversão;
-Conforto como cama reclinável e geladeira compacta, entre outros itens que variam de modelos e de fabricante;
-Freio retarter inteligente;



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