29/10 dia mundial do AVC: Prevenir fatores de risco pode evitar até 90% dos casos de AVC


foto: reprodução 
O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é causado pelo entupimento ou sangramento de uma artéria, que impede o sangue de chegar até certas áreas do cérebro.

O AVC é a segunda causa de mortes no país, vitimando uma pessoa a cada 5 minutos. A maioria dos brasileiros, porém, ainda desconhecem os sintomas do problema.

De acordo com estudo internacional, publicado recentemente, apenas 15% da população sabe que o AVC é uma das principais causas de mortes no país e apenas 1 e m cada 10 brasileiros sabem reconhecer  os sintomas do problema.

Prevenção é a palavra quando se fala em tratamento, identificando e tratando os fatores de risco é possível minimizar as chances de ser vítima deste mal. Dentre os principais fatores de risco estão: a hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), diabetes, doenças cardíacas, taxas de colesterol e triglicérides altos, tabagismo, uso de anticoncepcionais hormonais não controlados e consumo excessivo de álcool. 

As sequelas do AVC dependem da área do encéfalo que é acometida e do tempo que o paciente levou para ser atendido. A mais comum é a perda ou diminuição da força e/ou sensibilidade de um lado do corpo chamado de hemiparesia. Pode haver também alteração da fala, tanto na forma de expressão, quanto na compreensão, alterações visuais e de memória.

Após o AVC, a recuperação da função ocorre predominantemente nos primeiros três meses e estabiliza após os seis meses iniciais, entretanto, é possível observar melhora posteriormente, já que o cérebro é uma estrutura dinâmica com grande capacidade de se reorganizar. 

Como identificar uma pessoa que está sofrendo um AVC?

É importante suspeitar toda vez que ocorrer algum destes sintomas de forma inesperada:
.           Fraqueza de um lado do corpo
.           Formigamento e dormência de um lado do corpo
.           Incapacidade de ficar em pé
.           Dificuldade de enxergar
.           Dificuldade para falar
.           Dor de cabeça muito forte, nunca antes sentida


Ao suspeitar de um AVC procure ajuda médica imediatamente. E lembre-se prevenção é o melhor caminho.


Matéria publicada pelo Hospital Samaritano

Comentários