Departamento Veterinário de Nova Roma do Sul divulga calendário de Vacinação contra a Raiva e Febre Aftosa no município

No mês de novembro, acontece no Município de Nova Roma do Sul, as campanhas de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos, menores de 2 anos de idade e, ainda a vacinação contra raiva de cães e gatos, maiores de 4 meses de idade, nas comunidades e no centro do município.
   Confira os Calendários de Vacinação. Para qualquer esclarecimento entrar em contato com o Médico Veterinário, Gustavo Martins Erhardt, através do telefone: (54) 3294-1005 ou dirigir-se ao Posto Veterinário.


Saiba mais sobre as doenças

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 2014
O que é a raiva?
A raiva é causada por um vírus e considerada uma das mais importantes zoonoses, ou seja, pode ser transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% dos casos.
A raiva tem cura? Como tratar?
Na realidade o tratamento é basicamente profilático, ou seja, deve ser feito antes que uma mordida ou arranhadura ocorra e se faz com vacinação e quando em exposição ao vírus, tratamento com imunoglobulinas (que são anticorpos).
Como evitar então?
A vacinação para evitar o vírus da raiva tanto para cães, quanto para gatos, deve ser feita quando o animal tiver no mínimo 4 meses de vida. A saúde do seu animal e da comunidade onde reside depende de você, proprietário. Cabe aos donos estarem atentos ao calendário de vacinações, não apenas a da raiva, como também de todas as outras.

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2014
Oque é a febre aftosa?
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A transmissão pode ocorrer pela baba do animal ou por contato direto, por meio de alimentos, água, ar e até humanos que cuidam de gado e podem levar o vírus em suas mãos, roupas ou calçados e infectar animais sadios.
A febre aftosa tem cura? Como tratar?
Na realidade, o tratamento dessa doença é feito com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e tratamento com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.
Como evitar então?
A prevenção dessa doença é feita por meio de vacina obrigatória aplicada de 6 em 6 meses, a partir do terceiro mês de vida do animal. A vacinação é obrigatória a todos os criadores de animais, de forma que as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros, sejam obedecidas.

Comentários