440 pacientes buscaram atendimento nos Postos de Saúde de Antônio Prado durante o Outubro Rosa

Segundo informações divulgada pela  Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado  a Campanha Outubro Rosa e dentro da programação “Saúde da Mulher”, foram atendidas em média 22 mulheres ao dia, totalizando 440 pacientes no mês de outubro, nos Postos de Saúde do município. 
    Destes atendimentos, 390 foram consultas em ginecologia, coleta de material para a realização do exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolaue a realização de 50 exames de mamografias. De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, para atingir essa meta foram planejadas diversas ações. “Mobilizamos e organizamos nossa equipe de saúde para alcançar o maior número possível de mulheres. Deu certo e o resultado foi um sucesso. Nossa equipe de saúde e as pacientes estão de parabéns”, declarou ela.
    Dentre as ações destacadas, a Secretária relatou o mutirão do exame citopatológico. Foram dedicados especialmente três dias para a coleta de material nos Postos de Saúde do Centro, Santana e 21 de Abril. Além disso, promoveu-se conversação sobre a Saúde da Mulher, em Sala de Espera. As Agentes Comunitárias da Saúde foram sensibilizadas para a Campanha Outubro Rosa e um informativo sobre a prevenção do câncer de mama foi confeccionado distribuído à população.
    Somada a estas atividades, os Postos de Saúde ganharam uma decoração rosa. Painéis informativos sobre o câncer de mama tomaram as paredes das Unidades Básicas de Saúde. Outro destaque foi a exposição Saúde da Mama, com fotos de mulheres que tiveram câncer e superaram a doença. As imagens ainda permaneceram o mês todo nos Postos.
    Aproveitando o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria da Saúde promoveu a Oficina Terapêutica “Arte da Saúde da Mama”. Mulheres portadoras de sofrimentos psíquicos, que participam do Programa Saúde Mental, criaram o painel “Outubro Rosa”. O quadro retratando a saúde da mulher encontra em exposição na Unidade Básica de Saúde do Centro.

Comentários