Mais um “Dia D” contra a paralisia infantil e o sarampo

foto: ilustrativa 
Neste sábado, dia 22, acontece mais um “Dia D” contra a paralisia infantil e o sarampo. É uma mobilização nacional para imunizar crianças menores de 6 meses a maiores de 5 anos. Em Antônio Prado, as Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Bairro Aparecida ficarão abertas o dia todo, das 08 às 17 horas (sem fechar ao meio dia), para vacinação.
A vacina contra a paralisia infantil (poliomielite) é recomendada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, e será aplicada em gotas. A vacina contra o Sarampo, chamada de Tríplice Viral porque protege também contra a rubéola e a caxumba, é indicada para crianças de um a cinco anos incompletos.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, todas as crianças desta faixa etária devem fazer a vacina. “Quem está com o calendário vacinal atrasado deve aplicar a vacina sem falta. Aquelas que estão em dia também devem fazer a vacina, pois servirá como reforço”, explica a secretária.
Pais ou responsáveis devem levar os filhos aos postos munidos do Cartão de Vacinação. “Sem o Cartão da Vacina não será possível aplicar a imunização na criança, pois é necessário antes fazer uma avaliação das doses já recebidas, para assim poder aplicar a nova vacina”, alerta a Celica Vebber.
Quem não puder trazer seus filhos para vacinar neste sábado, deve procurar os postos de saúde durante o horário comercial. A Campanha Nacional de Vacinação seguirá até dia 28 deste mês e a meta do Ministério da Saúde é a imunização de 95% das crianças.

Proteção da Criança

A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Comentários