Pradense Josiane de Almeida é confirmada como doadora de medula

Josiane de almeida, 31 anos, fará procedimento de retirada
na Capital 
“Sim, eu vou doar minha medula. Estou emocionada e muito feliz em saber que posso salvar uma vida”. Foi assim que a Pradense Josiane de Almeida, 31 anos, solteira, doméstica, reagiu ao saber que é doadora compatível de medula.
O procedimento para a retirada de sua medula já esta agendado para o dia três de dezembro, em Porto Alegre. Na próxima sexta-feira (14) a Secretaria Municipal da Saúde levará Josiane no Hospital de Clínicas (HC), para certificar seubom estado de saúde.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, a doadora já realizou todos os testes clínicos necessários para confirmar as características genéticas e a compatibilidade com a pessoa que aguarda na fila de espera. “Somos solidários a Josiane e sua felicidade é compartilhada por nós. Ela é mulher de coração grande. Estamos apoiando e dispondo do suporte necessário para que realize todos os exames clínicos e consiga fazer a doação”, declarou a Celica.
A doadora também recebeu a solidariedade da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, na Sessão Plenária desta terça-feira (11). Através de uma iniciativa do vereador Pedro Ribeiro (PT), foi aprovado por unanimidade um “Voto de Louvor” a Josiane de Almeida, como forma de externar o reconhecimento da Casa Legislativa.

O transplante

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é um procedimento para substituir a medula óssea doente por células medulares saudáveis. O procedimento é indicado a pacientes com doenças hematológicas, oco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.
Quando não há um doador aparentado (irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes, (brancos, negros, amarelos, etc.). A probabilidade de encontrar esse doador é de um para cada 100 mil casos.
Josiane apresentou-se como doadora de sangue e medula em uma das Campanhas de Doação de Sangue realizada em Antônio Prado, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS). Seus dados foram inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Assim que retiradas, as células são transportadas a um dos centros onde será feito o transplante.
Desde o ano 2000, o SUS já investiu mais de R$ 673 milhões na identificação de doadores para transplante de medula óssea. No Brasil existem 70 centros para transplantes de medula óssea e apenas 26 para transplantes com doadores não-aparentados, como é o caso de Josiane.

Assessoria de imprensa da Prefeitura 


Comentários