Vistorias, pedágio e capacitação de agentes fazem parte da Campanha de prevenção contra a Dengue em Antônio Prado

 “DENGUE: Não temos e não queremos. A hora de prevenir é agora!”. Com este slogan, a prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria Municipal da Saúde, lançou nesta semana Campanha de prevenção da dengue. A Secretaria  irá desencadear diversas ações entre os meses de novembro a dezembro deste ano, entre elas  criar um maior nível de conscientização sobre os perigos da Dengue. Por ser uma doença viral grave, ela pode matar, e por não haver nenhum tipo de vacina preventiva, o combate é tratado pelo Ministério da Saúde como uma estratégia permanente.
 A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado, este se prolifera principalmente em períodos quentes, em água parada, limpa ou suja.
Foto: Reprodução
    De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já foi localizado em diversos municípios da Serra Gaúcha. “Em Antônio Prado, vamos fechar as portas para ele. Para isso, a melhor forma é cuidar do meio ambiente e eliminar focos de lixo e água parada. A prevenção é a única arma contra a doença” alertou a Secretária.
    Neste sentido, é preciso remover adequadamente o lixo, não acumular latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, sacos plásticos entre outros resíduos. Além disso, vedar bem caixas d´água, tambores, latões, cisternas, lixeiras, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, são algumas dicas.
Destaques de algumas ações
    Dentre as ações que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, está o trabalho educativo junto às crianças de escolas municipais, estaduais e particulares. Participação e acolhimento das ações propostas pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde; capacitação das Agentes Comunitárias da Saúde para que saibam identificar focos do mosquito Aedes aegypti; organização de um pedágio educativo; confecção de material informativo.
    Somada a estas ações, será intensificado a monitoria em possíveis criadouros, como cemitério, borracharias, floriculturas, residências, empresas, entre outros locais.     As vistorias serão realizadas por servidores da Saúde devidamente identificados, em caso de duvida ligue para a secretaria de saúde e conforme a identificação. 

Comentários