A Prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza nesta quarta-feira (dia 10), pedágio educativo contra a dengue. Em dois horários distintos, pela manha das 9h30 min às 11h e à tarde, das 14h às 15h, na Avenida Valdomiro Bocchese, em frente à Praça Garibaldi, uma equipe de saúde abordará motoristas para entregar materiais educativos de prevenção à dengue.
A ação faz parte do "Dia D de mobilização no combate à dengue", Campanha Nacional do Ministério da Saúde em parceria com o município. “Nosso objetivo é alertar a população para que redobre os cuidados com água parada. Aqui não temos mosquito da dengue e não queremos ter. A hora de prevenir é agora, com cada cidadão fazendo a sua parte”, disse a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber.
Dentre as ações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a vigilância nos possíveis focos de água parada, como cemitério, borracharias, floriculturas, residências, empresas, entre outros locais. Palestras, visitas ao comércio e um trabalho educativo junto a crianças de escolas municipais, estaduais e particulares já esta sendo desenvolvido. Além disso, as Agentes Comunitárias da Saúde (ACS) receberam capacitação para também contribuir na identificação dos focos do mosquito Aedes Aegypti.
O objetivo da Campanha é criar um maior nível de conscientização sobre os perigos da Dengue. Por ser uma doença viral grave que pode matar, e por não haver nenhum tipo de vacina preventiva, o combate à dengue deve ser diário, eliminando focos de água parada.
Entretanto, no período do verão as preocupações aumentam. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. Essa espécie se prolifera principalmente em períodos quentes, em água parada, limpa ou suja.
Neste sentido, a SMS alerta para que seja removido adequadamente o lixo, não acumular latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, sacos plásticos entre outros resíduos. Além disso, vedar bem caixas d´água, tambores, latões, lixeiras, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, são algumas dicas.
Para dúvidas ou denúncias de focos de água parada, a equipe da saúde e Vigilancia Ambiental podem ser acionadas pelo fone 3293-1634 ou pelo endereço eletrônico vigia@antonioprado.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura
Comentários
Postar um comentário